CALAR IDIOTAS.

"É falta de educação calar um idiota e crueldade deixá-lo prosseguir" - Benjamin Franklin

Axioma irrespondível que os dias atuais, mais do que nunca, atestam e testemunham.

O grande estadista demonstra que até mesmo a idiotia se dissemina. E o espaço tem se alargado. Por quê?

Os idiotas “aparelhados” por terem conquistado áreas maiores de influência, pensam que todos são egressos da mesma tribo. Que todos são idiotas.

Um excelente articulador discorrendo sobre as mazelas governamentais,escândalos, deixa patente que sempre tivemos uma norma moral interna para “casa”; e outra, externa, para o povo governado tido como pobre ou pateta que na “rua” ganha a “bolsa idiotice” e benesses contraditórias, e se conforma com uma ocupação predatória do Estado por governos cujo centro é um mero projeto de poder que caminha em círculos,

E professam que o mal é necessário, pior, que pelo mal chega-se ao bem. Lógico que estamos falando de política como sistema. Se chegássemos ao bem pela dolorosa via do mal, como caçar liberdades, usufruir dos tributos em causa própria, subverter direitos claros, embaralhá-los, ou mesmo de um apossamento de parte para cunho pessoal, as revoluções pela ruptura, pela força, com eixo comunista, teriam dado certo. Foram calamidades, ainda bem que evitadas no Brasil, com o alto custo de ficarmos submetidos à cassação das liberdades também, o que foi a reiteração de outra calamidade.

Ninguém é dono do destino de ninguém, muito menos com preceitos salvacionistas falsos. Não nascemos para nos salvarmos, somente pela fé, aceita-se, e sofre-se, o que já é incongruente, nascer e viver para se salvar...

Os “idiotas aparelhados”, que governam, sectários de uma informação cultural desinformada, acham que todos bebem no mesmo cálice deseducado de insuficiência da compreensão humana. A idiotia deles não seria privilégio, ela seria de todos. Estão enganados.

Não se engana o que se vê e faz doer no bolso e na fome, e distingue o certo do errado; isto no mais rude homem.

Se chegamos no Brasil em algo melhor, muito pouco, com riquezas enormes inexploradas, por falta de investimento, falta filha da usurpação, havendo consciência, veremos que se deve o crescimento à iniciativa privada e à construção da estabilidade da moeda que, faz anos, conseguiu-se e conservou-se nos últimos tempos por força do controle da moeda, sem fazer rodar “a maquininha”, inflação, emitindo moeda sem lastro e em desobediência à Lei de Meios.

Esses “professores da idiotia” são por vezes agressivos, o que é próprio de quem não pode enfrentar a razão e o conhecimento.

Mas o direito penal, o mais simples dos direitos, por trazer parâmetros definidos, condutas proibidas e penas para quem transgride a conduta, no Brasil não funciona. A idiotia aparelhada não permite. Seria colocar a armadilha para si mesmo.

Nada que caminha sob o império do mal pode chegar ao bem. Só a idiotia ensina e recepciona o sistema idiota.

Assim, sobre a idiotia, que deve ser calada, se referia o nobre advogado e estadista Franklin para os que achavam deter a verdade, sendo ao mesmo tempo alcançados pela limitação patológica. Mas tudo tem um tempo para necrosar... Nessa visão de sistema, nada podia ser menor do que o pretenso monopólio da verdade. Alguns assim pretenderam, já mostrou a história, à exceção de Jesus de Nazaré, cujos ensinamentos não foram plenamente postos em prática; pois seria o arroubo da cegueira absoluta. Mas se multiplicam os ideólogos do nada, com pregões do não-saber, os arquitetos da frustração, as falas prometidas de bem comum que são meramente personalistas e vaidosas; "burrice vaidosa".

Todos não são idiotas, nem mais, nem menos, não é demais perceber e aceitar.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/07/2024
Reeditado em 11/07/2024
Código do texto: T8104877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.