EVANGÉLICOS OU DISCÍPULOS DE CRISTO?
Evangélico é uma palavra que praticamente quase toda pessoa que não é tem uma definição (geralmente pejorativa) já pré definida, por exemplo: "fanáticos, intolerantes, adúlteros, cínicos, charlatões, abusadores, pedófilos, retrógrados, santarrões, chatos, intransigentes," etc, são alguns dos "elogios" que costumam receber, rs.
Para muita gente, pastor, pastora, bispo, bispa ou simplesmente evangélico é sinônimo de tudo isso aí. Os líderes (principalmente) só querem lucrar, dominar e colocar cabrestos em seus fiéis, é o pensamento quase que hegemônico dos criticos! E, realmente/infelizmente eles não estão de todo errados. Nós, evangélicos (ou cristãos?) muita das vezes agimos assim. Somos com nossos atos do dia a dia pedra de tropeço para muita gente que não consegue ver nenhuma diferença entre quem é e quem não é.
Casos de abusos sexual, espiritual, emocional, trapaças, líderes megalomaníacos, etc, sujam a imagem daqueles que procuram viver minimamente de acordo com os ensinamentos bíblicos. E, piorou ainda mais essa imagem quando nos últimos 5 anos à política (principalmente bolsonarista) inundou os púlpitos de inúmeras igrejas Brasil à fora. Por isso, vai a pergunta do título: Evangélico é sinônimo de discípulo de Cristo? Bem, nem sempre!😬 Porque é possível uma pessoa ser evangélica e não ser discípula, mas impossível ser discípula e não ser evangélica, vejam:
O Brasil vive nos últimos anos uma espécie de "epidemia evangéliques" sem precedentes. Cada vez mais cresce o número de pessoas que se dizem evangélicas. De famosos a comuns, muita gente se declara um (a). Neymar, Robinho, Monique Evans, Preta Gil, Carla Perez, Xandy, a filha do Sílvio Santos, etc, são alguns exemplos de famosos que já disseram que são. E não há problema algum nisso, pelo contrário. A questão é: (sem fazer juízos de valores) será que essas pessoas são verdadeiramente discípulas de Cristo? O testemunho da vida delas confirma isso? Sei lá, só Deus poderá julgar 🤷🏽♂️
Porque discípulos de Cristo embora não sejam pessoas perfeitas (e nunca serão) biblicamente falando, por exemplo, se esforçam para serem pessoas pacíficas, mansas, honestas, humildes, leais, verdadeiras, solidárias, generosas, simpáticas, evitam pecar (no obviamente nem sempre será possível) etc, ou seja, procuram seguir os ensinamentos de Cristo e não dos homens. Claro que tudo isso não significa que cristãos devem aceitar tudo que a sociedade aceita e impõe, não se trata disso. Mas apenas que serão conhecidos pelo amor, perdão, misericórdia, paciência, justiça, mansidão, generosidade, educação, etc.
Enfim, será que o Brasil diante de tudo que estamos vendo é um país cada mais evangélico e menos de cristão?🤔 É uma possibilidade, irmão😁🤷🏽♂️