Até minha sombra anda decepcionada comigo

Estou prestes a completar 90 anos, viúvo, visão prejudicada, CNH vencida, filhos no exterior que me visitam 15 dias por ano; sonhos que não passam de pesadelos em noites mal dormidas e, para completar, impedido até daquela cerveja gelada em tardes de verão e do vinho no inverno.

Mas meus órgãos estão bem. É o que diz o médico que me atende há 11 anos repetindo que estou melhor do que ele que recém completou 44 anos. Verdade! Descobri que ele tem problemas sérios decorrentes de excesso de uísque. Um litro por dia (dizem) não é para qualquer fígado!

Em uma manhã de inverno quando na varanda tomava um solzinho, olhei para minha sombra e como estava sem companhia resolvi ‘brincar’ lhe perguntando: - Minha sombra, até quando você estará comigo?

Claro que não houve resposta. Então lhe dei voz: - Estarei aqui até quando houver sol e um corpo a me projetar no chão.

- Cansada de mim?

- Cansada não! Decepcionada. Viajou na maionese quando jovem e não se preocupou em se proteger na velhice. E agora não está nem tomando os remédios direito...

- Tomo! Tem dias que esqueço... E nunca bebi exageradamente, fumei até meus 45, nunca dei tiros à toa, nunca andei de avião nem nadei em águas que não conhecia...

- Tudo bem! Mas faltou uma assinatura...Consentimento para quando passasse dos 80, uma injeção letal. Aquela do fim.

- Minha querida sombra... já não tão querida assim. Só eu sei o que vivi até ontem. E da minha parte, injeção letal só ‘Ele’ poderá me aplicar. Só eu sei de mim, sombra ingrata. Desapareça!