Valores

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Hoje cedo fui de ônibus até o centro. Uma jovem sentou-se ao meu lado com seu filho. Contou-me que o menino, de 5 anos, não larga o maldito celular.

- Claro, o celular, a internet, as redes sociais são sempre os vilões. E os pais?

- Nem os pais, muito menos as escolas, conseguem apresentar uma atividade que seja cativante como o celular e suas conexões.

- Já pensei nisso. As aulas são hoje, como há 50 anos. A tecnologia avançou, mas ninguém acordou para um outro jeito de ensinar e aprender coisas úteis.

- Tudo continua acontecendo dentro de uma sala. Será que não é possível aprender muitas coisas fora da sala de aula? No pátio, num jardim, numa praça, nem passeio, numa excursão, no contato com profissionais?

- E continuamos com provas e exames, como há 50 anos. Com tantas pesquisas nessa área, será que não existem outras formas de avaliação? E a autoavaliação? Parece não importar para os educadores.

- Mas os educadores e professores não foram forjados nesses ambientes diferenciados. A tendência é manter e reproduzir o modelo conhecido. Só em escolas experimentais ou escolas-modelo que se encontra alguma novidade.

- As escolas públicas que conheço estão completamente abandonadas. Eu me sentiria mal se tivesse de estudar ou trabalhar num lugar desses. A grande lição é o desmazelo, o descuido, o nada para evitar a deterioração.

- E isso, em um local que deveria ser de transformação. O equipamento público está bastante deteriorado no aspecto físico, de infraestrutura. Quem se sente bem estudando num lugar desses?

- Isso nos remete à velha questão de valores. Alguém sabe dizer para quais valores os jovens estão sendo preparados? Nossos jovens são preparados para enfrentar a concorrência? Nossos jovens sabem o que é concorrência?

- Eu vou além disso. Nosso sistema educacional, municipal, estadual e federal, sabem como preparar jovens para a vida profissional e pessoal?

- A educação e a saúde são business. Devem dar lucro! Esse é o valor vigente.

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 10/07/2024
Código do texto: T8103724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.