UM HOMEM OU UMA MULHER DE CARÁTER O SERÃO SEMPRE...

O serão sempre...

Em qualquer situação e sob qualquer circunstância!

E para bem ilustrar esse quadro no mundo e na história, isso foi muito bem representando no advento do julgamento de SÓCRATES, tanto quanto no “enredo”, na saga mesmo, que envolvera o julgamento de Jesus , o Cristo!

Sim, quando do destaque de personalidades verdadeiramente ridículas , ainda que alguns deles, detentores de cargos de destaque à época, para julgar e decidir a vida, de um dos maiores filósofos que o mundo já conheceu e em carne e osso , o do filho mais próximo de Deus! (Nesse mundo)

Não tem outra explicação...

O ser mais vil, mais “baixo”, mais patético, etc., nunca deixará de o ser, ainda que possua em sua época, pelo menos, o cargo mais importantes do mundo.

Com efeito, temos história que, passaram pelo Vaticano, seres verdadeiramente déspotas, tiranos mesmo. Na Roma antiga, houve uma espécie de “celeiro” (1) de maus carácteres reunidos em torno do poder. O próprio Júlio Cesar tinha lá suas restrições e fora marcado, pelos excessos. (Principalmente nas batalhas, onde era, simplesmente sanguinário e implacável). Aí, nesse caso, juntou-se NERO (2), este, apesar de ter tido como tutor SÊNECA (3), fora uma vergonha para o império, o que de maneira nenhuma, diminuiria também, ainda que às avessas, os feitos de um CALÍGULA (4) que talvez não tenha sido superado em termos gerais por HELIOGÁBALO (5). Claro, que houveram outros, mas, esses, sempre merecerão destaque em mediocridade e maldade, assim como no Oriente Médio, em tempos idos, teve lá o ao que tudo indica, praticamente o “pai” de parte de toda aquela gente: Gengis Khan (6) .

Forçoso é então concluir, que ao que tudo indica: inversamente proporcional ao grau de poder que alguns personagens tiveram em sua época e em seu domínio, está lá sua condição medíocre de estatura moral como ser humano!

E nem o estou afirmando, estou trazendo o que a retrospectiva traz e deixa para a história!

Talvez o fenômeno se explique pelo fato, de se imaginar, que quanto mais se é apegado ao poder, ao dinheiro, a fama e ao lucro, menos se interessa pelas coisas do pensamento, da sensibilidade, solidariedade, fraternidade e amor ao semelhante. Exatamente, o pensamento contrário, daqueles que ignoraram tudo isso e dedicaram suas vidas a tentar de alguma forma minorar a dor e amenizar as dificuldades dos seres humanos. Então, somente assim, para se justificar essa grande disparidade, que seria analisar os feitos de um daqueles lunáticos dominadores e um, por exemplo: Francisco de Assis, Joana D’arc, Santo Agostinho, etc.

Para justificar ainda, semelhante distorção de fatos, ou seja, os verdadeiramente e comprovadamente bons, serem relegados enquanto os verdadeiramente maus, serem elevados, somente o fato, de entender sua visão extremamente limitada quanto ao futuro e quanto a dignidade humana!

Extremamente apegados, como ainda hoje , a maioria da humanidade é, estiveram sempre se preocupando, com fortunas e conquista de poder e outras nações, enquanto que sua alma, seu interior, “despencava” para as profundezas da mediocridade e “porões”, da inconsciência, negação, materialismo e superficialidade... esta última, aliada e “irmã gêmea”, da inconstância e insensibilidade!

Em resumo, tiveram imperadores, que não seriam dignos de sequer terem o cargo do último de seus oficiais , enquanto que, pescadores mesmos, de princípios tão nobres, quanto o maior dos santos... ou seja: “UM HOMEM OU UMA MULHER DE CARÁTER O SERÃO SEMPRE... ainda que ocupem a pior posição ou detenham o pior emprego!

===================================================================

(1) nesse caso, entenda-se como guardador de “provisões!”

(2) NERO: Nero Cláudio César Augusto Germânico foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68, o último imperador da dinastia júlio-claudiana.

(3) Sêneca foi filósofo, dramaturgo e estadista romano, nascido por volta de 4 a.C. Sua obra inclui ensaios, cartas, peças de teatro e diálogos, e continua a ser estudada por conta de sua sabedoria prática e atemporal.

(4) CALÍGULA: Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como Caio César ou Calígula, foi imperador romano de 16 de março do ano 37 d.C., até ao seu assassinato, em 24 de janeiro de 41. Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia júlio-claudiana, instituída por Augusto.

(5) HELIOGÁBALO : Marco Aurélio Antonino Heliogábalo, nascido como Sexto Vário Ávito Bassiano, comumente conhecido como Heliogábalo ou Elagábalo, foi um imperador romano da dinastia severa dentre 218 a 222. Sua mãe Júlia Soémia era de origem síria e seu pai chamava-se Sexto Vário Marcelo.

(6) Gengis Khan, também grafado como Gengis Cã, Gêngis Cã ou Gengiscão, foi o primeiro grão-cã e o fundador do Império Mongol.

JFTorres
Enviado por JFTorres em 10/07/2024
Código do texto: T8103674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.