POR QUE SOU PROGRESSISTA
Todos que me conhecem sabem que sou progressista. Se preferirem, esquerdista. Gauche, para sincronizar com o que ocorre agora na França. Progressistas são pessoas de sorriso aberto, de abraço apertado, de ideias arejadas, de respeito pelo diferente, de solidariedade. São os responsáveis por todos os avanços na política, nas artes, nas ciências. Sem eles, estaríamos ainda nas trevas da Idade Média. As mulheres ainda morreriam de parto; o diagnóstico de câncer seria uma sentença inapelável de morte e, muito provavelmente, nos locomoveríamos a pé, a cavalo ou em veículos de tração animal. Mas progressista é bicho teimoso! Enfrentamos a Inquisição e toda espécie de reação e perseguição política e religiosa e cá estamos, a abrir fronteiras em todos os espaços da vida. Doa a quem doer.
Com conservadores, tenho alguma dificuldade. Além de não conseguir levá-los muito a sério. Estão em todos os setores da sociedade, mas são mais facilmente encontráveis entre militares e em pessoas ou famílias que seguem regularmente algum credo religioso de matriz abraâmica. Diferentemente dos progressistas, têm medo do novo, do desconhecido, preferindo manter-se em suas zonas de conforto. Em situações-limite, bandeiam-se mais prontamente para o lado dos reacionários que para o dos progressistas. Tenho bons amigos conservadores, mas, não raro, passo vergonha por eles. Especialmente quando tentam convencer de que são progressistas. Três ou quatro frases que pronunciem ou escrevam, e lá se vai pro brejo a tentativa.
Já o reacionário é assunto muito mais grave. Não quer saber de mudança, porque o "status quo" até hoje estabelecido sempre o beneficiou. Sua posição é contrária a qualquer avanço, porque isso (entende ele) lhe traz desvantagens. Progressistas lhe aparecem como o próprio diabo. E tudo que lhe desagrada deve ser eliminado. Ele não tem adversários, tem inimigos. E estes não merecem circular no mesmo espaço que ele. Por isso, com essa gente não facilito. Para o reacionário, tenho sempre duas granadas no bolso e ativada minha visão 360.