HERCULÓIDES

ZANDOR – HERÓI OU ANTI-HERÓI?

Zandor, Tara, Dorno, Zok, |Igor, Tundro, Gloop e Gleep esses estranhos nomes formam um dos melhores “times” de todos os heróis da HANNA BARBERA. Mas, lanço a dúvida, Zandor seria mesmo um herói? Os Herculóides (no caso é por esse nome que os animais são conhecidos), são realmente animais?

Lanço aqui uma dúvida, Zandor e sua família vivem em um mundo primitivo chamado Quasar. Se deduz que os únicos “humanos” que habitam esse exótico mundo se constituí na família de Zandor, mas não é bem isso que vemos ao longo da série. Há homens toupeira, uma agressiva raça que detém tecnologia e cuja civilização se encontra nos subterrâneos do planeta, há uma civilização que lembra a Roma antiga, onde os habitantes revivem as lutas de gladiadores romanos contra feras capturadas nas enormes florestas e pântanos de Quasar. Para esse povo, que acredito ser oriundo de outro mundo e por algum motivo tem essa colônia em Quasar, o ápice seria conseguir capturar um dos Herculóides. Houve um episódio onde isso foi conseguido, a vítima foi Tundro, mas Zandor e os demais Herculóides foram salvá-lo houve um colossal combate entre Os animais e essa raça, a vitória sorriu para Zandor e Cia, claro.

Quasar também é vítima de certos ataques alienígenas, robôs, homens cuja constituição física se assemelha a cristais, um robô que aparenta ser senciente que luta contra os Herculóides comandando um exército de robôs e máquinas.

O que chama a atenção é o fato de que quase todos os seres que atacam Quasar conhecerem Zandor. Daí temos aquilo, o nosso herói, na verdade pode ser um anti-herói. A família de humanos possui conhecimentos técnicos. possuem até mesmo uma nave espacial que pode levar todos os animais, menos Zok que pode voar no vácuo espacial e deve atingir velocidades compatíveis com as dessa nave.

Seria Zandor e sua família elementos procurados pelo universo, que achou em Quasar um mundo para morar longe de seus perseguidores? E o que teria provocado essa fuga? Também se pode questionar a origem dos Herculóides. De um lado os três maiores – ZOK, TUNDRO, IGOR podem ser em verdade robôs construídos por Zandor. Senão vejamos:

- Se fosse um animal Zok não teria como sobreviver ao vácuo, nem como ter velocidade para acompanhar a nave que Zandor usa em alguns episódios.

- A força física de Igor é enorme, dificilmente um animal, mesmo natural de um planeta como Quasar, teria toda essa potência.

- Tundro então é capaz de gerar bolas de fogo, suas oito pernas (imagino como deve ser difícil para um cérebro animal coordenar o movimento de oito membros simultaneamente, e ainda há a capacidade de Tundro de erguer suas oito pernas, além de erguer sua carapaça quando algum dos humanos está em seu dorso no intuito de proteger de eventuais ataques).

- Os animais, se forem isso e aqui eu duvido, parecem ser os únicos de sua raça no planeta, ou seja espécies condenadas a extinção, não sabemos quantos anos os Herculóides podem viver.

- Por mais incrível que pareça, os únicos que parecem mesmo animais são os “irmãos” Gloop e Gleep, veja aqui temos mais de um espécime da mesma raça.

Não há duvidas que todos esses questionamentos abrem uma nova interpretação para os Herculóides. Seriam em verdade robôs construídos por Zandor e sua família para se parecerem com animais.

Claro que essa ideia aqui apresentada é somente especulação. Então fica a pergunta: Qual o verdadeiro segredo dos Herculóides? Qual o verdadeiro segredo de Zandor?

Com a palavra aqueles que conhecem esse seriado que tanto me encantou quando criança, e confesso que me encanta até hoje.

-