II- Voa sabiá do galho da laranjeira que a pedra da baleadeira vem voando pelo ar

Essa história de pobre ter o direito de comer picanha e tomar cervejinha e a mudança de discurso de que quem come picanha e bebe cerveja é rico parece com aquele trecho do livro A Revolução dos Bichos onde o porquinho camarada esperava todos irem dormir para poder mudar as leis que regiam os animais. É muito parecido.

Na calada da noite o porquinho altera a lei. Quando todos se acordar e observam aquela novidade fica sem entender. Mas isso já era assim? No mesmo instante surgem alguns camaradas para reafirmarem: sempre foi assim, vocês que não prestaram atenção.

Nenhum animal dormirá em cama com lençóis. (Esse com lençóis foi o trecho adicionado na caldada da noite. O resto do trabalho é feito pela base do partido que tentará convencer o "povo" de que está tudo normal. Quando menos se espera, os líderes estão dormindo nas camas que eram dos antigos donos, enquanto o "povo" está dormindo na palha. Lembra um pouco, não lembra a realidade de um país em que o soberano comprou cama, sofá, tapete a preços "nunca visto antes nesse país" e a base do partido defendo que isso é a coisa mais normal do mundo.

Outro mandamento que foi alterado nas surdinas foi: "Nenhum animal beberá álcool." Na calada da noite o porquinho acesso do Grande Porcão, foi lá e fez uma pequena alteração: "Nenhum animal beberá álcool em excesso." Agora, imagina quem é que tinha o direito de beber? Só o comando do partido! Eram dadas festas e mais festas, só numa festinha disseram que gastaram mais de R100,000 em bebidas. Isso é coisa de camaradas!

Por fim, uma última alteração foi feita para deixar as coisas às claras: Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.

E assim, segue a vida nessa grande fazendola! Viva à Revolução!

Tião Pilão
Enviado por Tião Pilão em 07/07/2024
Reeditado em 07/07/2024
Código do texto: T8102012
Classificação de conteúdo: seguro