Lar de idosos XV

Há tanta história atrasada pra contar sobre o que aconteceu com a mãe na clínica...

Devagarinho a filha vai conseguindo falar sobre. Desumanos... é o adjetivo menos forte pra classificar quem 'cuidou' sem cuidado nenhum da mãe o tempo que lá ficou na clínica que pinta na internet o quadro mais lindo que se pode imaginar de um lugar para seu idoso.

Mas vamos pular no tempo e escrever aqui o que aconteceu na sexta-feira (05/07).

A mãe precisava ir à clinica do médico que havia feito a segunda cirurgia (segunda, porque na clínica em que a mãe estava caiu, ou foi deixada cair, ou... sabe-se lá o que aconteceu...). A filha foi buscar a mãe. A mãe não estava pronta. A filha teve que vesti-la às pressas (tinha horário no médico)... o lençol estava imundo... a filha só viu porque ela mesma vestiu a mãe.

Tudo certinho no Raio-X. O problema agora é o seguinte.

A mãe caminhava normalmente, meio trôpega, sim... cambaleava - labirintite - ia segurando-se nas paredes (não aceitava bengala e andador de jeito nenhum... e olha que a filha tentou... os vizinhos tentaram... até o zelador do prédio ao lado da casa da mãe havia acreditado que tinha convencido a mãe de usar bengala (ele conversou sobre isso com a filha).

Na primeira cirurgia, que ocorreu numa segunda-feira à noite, na terça a mãe fez fisioterapia e deu alguns passos no quarto ajudada pelo fisioterapeuta.

A mãe precisava aprender a andar com o andador - para usá-lo durante o primeiro mês pelo menos, para não forçar a perna e ter uma excelente recuperação.

A filha gravou um vídeo da mãe andando com o andador pela primeira vez no corredor do hospital, na quarta-feira.

Tudo estava bem. A mãe foi pra clínica de RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA, na quinta-feira. Foi tudo deixado bem claro para o administrador, para os cuidadores e, inclusive, pra enfermeira-chefe do período. A filha falou com todos a quem teve acesso. Queria que a mãe tivesse todos os cuidados necessários. Sequer pensou que alguma coisa fosse sair tão torta.

Sexta-feira, depois de tirar os pontos a mais triste constatação: a mãe desaprendeu a andar.

Que trabalho ou destrabalho essa clínica de recuperação fez!!!!!

A mãe entra andando... e agora não anda mais. Só cadeira de rodas.

A filha tem que deixar a mãe nessa clínica até cumprir o prazo da multa... a filha vai deixar, porque não tem como pagar a multa e, além disso, outra clínica.

Se a filha tem vontade de procurar justiça pelo o que fizeram com sua mãe? Simmmmmm... mas a filha não aguenta mais.

Só prometeu a si mesma que assim que a mãe for pra outra clínica... vai contratar um fisioterapeuta e vai estar junto em todas as sessões. A mãe vai andar de novo. Nem que seja a última coisa que a filha vai fazer.

Agora ela só que saber como se curar desse sentimento que o proprietário da clínica criou nela... um descrédito total de deixar sua mãe aos cuidados de alguém... a filha está se consumindo... e não tão devagarinho.

Isso é triste, muito triste...

Quantos idosos chegaram a uma situação similar e a família não se dá conta que foi por descuido... porque é tão fácil acreditar que idoso é mesmo assim... vai perdendo as habilidades;;; então a gente aceita. É às vezes ele perde porque quem tinha que ajudar pegou o dedo e empurrou pro fundo do poço, isso sim.

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 07/07/2024
Código do texto: T8101932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.