É POSSÍVEL ENTENDER A TRISTEZA?
Eu realmente gostaria de compreender a complexidade da tristeza e sua estrutura emocional. Não para senti-la, senão com o objetivo precípuo de perceber e analisar sua anacrônica capacidade de magoar. Porque o sentimento de estar triste é um fardo do qual todos querem se livrar o mais depressa possível e por qualquer meio. Tristeza emudece a alma, cerceia o sorriso do coração.
Mas então por qual razão o desejo de entender a tristeza? Seria muito melhor suprimi-la em definitivo dos momentos humanos, nunca ser abraçado por seus tentáculos sufocantes. É que, presumo, tendo o conhecimento do inimigo, de suas artimanhas e das perspectivas que a envolvem e compõem, e também sabendo a profundidade de seu arcabouço misterioso, talvez possamos planejar estratégias quer permitam evita-la ou ao menos minimizar seus efeitos.
Certo, isso parece por demais subjetivo e até mesmo desprovido de sentido, pois a tristeza é simplesmente um fato ou acontecimento envolvendo amores ou familiares que afastam a alegria dos nossos olhos. E se pudéssemos transformá-la no oposto de alguma maneira? Então surge a pergunta imediata: como sorrir feliz se pessoas amadas estiverem passando vicissitudes? Ainda não há resposta adequada para essa questão, convenhamos, por isso a quimera refletida acima o divagando sobre a possibilidade de querer entender a tristeza. E vencê-la se possível. Ou então esta crônica é somente um exercício literário com vistas a desenvolver o intelecto, vá entender!