FATO SOCIAL

Fato social é um conceito do sociólogo Émile Durkheim e se refere aos hábitos e maneiras de agir e de pensar que determinam como os indivíduos se comportam em uma sociedade. 

Essa maneira de se comportar, sem transgredir a lei e as regras consensuais para harmonia social, é similar às regras comportamentais da literatura usadas, entre outras, no mito de Er, de Maat, e na atual parúsia cristã.

Hoje temos as punições como multas, prisões, castigos, censuras e outros tipos de cerceamento do indivíduo para garantia da boa/convivência na sociedade, denominados filosoficamente de amor ágape, respeito, altruísmo e alteridade.

Com os pré-socráticos/órficos, foi concebido e incorporado na religião e mais tarde na fé, o pecado, haja vista a doutrina religiosa para depuração da alma, e esta poder deixar de retornar punitivamente como hóspede do menosprezado objeto corpo. Alma, que quando purificada, vai eternamente morar sem corpo, no céu. Alma que por estar fora de algum corpo - desencarnada - é denominada espírito, e ser for um espírito aos moldes da forma ideal ou eido de Platão, seria o espírito santo do cristianismo, uma das trindades.

Com a pressão do homem ao meio ambiente, que compromete a capacidade de homeostase do planeta, podendo levar a extinção de nossa espécie, o conceito de outridade está concebido e promove novas regras e leis para mitigar as consequências da reificação da natureza pela razão/logos do homo econômicus.

A inteligência artificial do "silício" - a do homem é do carbono - estruturada e sistematizada pelo homem na Internet, pelo andar da carruagem, também deve admitir limites.

Quando será que o livre arbítrio e a liberdade do Homo sapiens sapiens, poderão pensar, sentir e agir sem limitadores punitivos... Que os genes, dos quais somos hóspedes e casa, numa dessas fortuitas mutações, advindas da meiose, ajustem esta deriva, pois, como hoje está, só resta submergir no abissal Hades da extinção de nossa espécie.

E.T. extrema-direita e extrema-esquerda são ousias, que nem no mítico "inferno" seriam aceitos, mas seriam, certamente, condenados em qualquer acepção que almeje o bem e a vida.

Cesar de Paula
Enviado por Cesar de Paula em 06/07/2024
Reeditado em 09/07/2024
Código do texto: T8101178
Classificação de conteúdo: seguro