GOSTO DE TANTA COISA...

Do que você gosta mesmo? Gostamos de saber dos gostos alheios para daí puxar um assunto e quando os gostos são parecidos, vixeeeeeeee!!!! (como se diz aqui em Passos-MG), é prosa pra mais de metro, ou pelo menos até a esposa chamar pra ir embora por estar tarde. Coisa boa é um bom papo. Quando encontro o Celso a noite parece pequena, conversamos horas se deixarem. Guimarães Rosa esta sempre entre nossos assuntos. "Amigo é aquele que a gente gosta de estar perto." Mas esta cronica é pra tratar dos gostos, então vamos a eles.

"Gosto é como anus (não quis ser tão popular), cada um tem o seu." "Gosto não se discute." "O que é de gosto regala a vida." Taí a sabedoria popular a nos "enciclopedar". As vezes me pego a pensar no que eu gosto, principalmente quando estou numa roda e os papos são variados. Nestas situações me interesso por quase tudo. Meu Deus! No silencio de meus olhares pro nada vem a mente estes devaneios do gosto. Gosto de estar em silencio, pensando, viajando pelos recônditos de minha mente e suas impressões do mundo pelos cinco sentidos. Mas adoro carnaval com sua barulheira. Quando fui pela primeira vez numa festa Reive (me perdoem, mas escrevo como falo) gostei daquele barulhinho ensurdecedor. Certa vez quando morava em BH sismei de economizar uns trocados e passei o carnaval por lá (Pior economia da minha vida) e um dos dias do feriadão passei no mosteiro feminino das Beneditinas. Rezei o dia todo ao som do gregoriano feminino. Adorei...

Lavei a alma e salvei meu carnaval. O silencio do mosteiro, sua amplitude vazia e rica em paz ambiental, o papo com a Monja Cristina, a refeição simples e rica no tempero e no amor ao preparo, tudo isso fez-me gostar daquele dia de carnaval.

Gosto de cidades pequenas, vilas, povoados com suas casinhas, casas e as vezes até casarões, e suas janelas a nos olhar devagar... Gosto de seus quintais com laranjeiras, bananeiras e toda sorte de ervas e plantas para os males do corpo. Para os males da alma sua gente sem pressa e com uma palavra a entreter e mostrar que a vida é bela. E também das Donas Ana's, Marias e Antônias benzedeiras a nos curar com sua fé pela nossa fé, com ramos de alecrim, arruda, talos de couve ou a facas da cozinha. Gosto de seus jardins públicos (chamamos pracinhas), seus bancos, seus simples traçados "arborísticos" e suas sombras preguiçosas. Gosto de suas ruas de pé de moleque, de paralelepípedos, de terra. Gosto do moleque que vende picolé de água e cremoso, do pipoqueiro da porta da igreja, do pastel frio da venda da esquina. Gosto de saber a origem do nome das cidades e sua história. Mas também amo as metrópoles, com seus edifícios, avenidas largas e suas praças, museus, teatros, cinemas, boates, baladas. Gosto dos shopins, andar de metrô, coletivo, dos monumentos, das luzes. Haaaa!!!!, as luzes me encantam. São Paulo e suas luzes me embasbacam. Belo e seu Horizontes se tornam mais belos a noite. Gosto de olhar suas grandezas...

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 06/07/2024
Código do texto: T8101039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.