Direita ou Esquerda?

 

Essa é uma pergunta que já não respondo mais, pelo menos da forma como respondia em meados de período recente, 2019 e 2021, e lamento pelo tempo perdido nesse período.

Perdido porque de nada valeram as manifestações de lado a lado. Naquele momento, e ainda hoje é comum ver pessoas verbalizando e vociferando palavras e atitudes radicais e ásperas a respeito deste ou daquele partido, desta ou daquela ideologia.

De maneira que, ao longo desse período e nos dias atuais, minha identificação com tais argumentos e respondendo a essa pergunta quando direcionada mim, digo o que já dizia na época, sou direito, ou seja, venho buscando, de tempos atrás, manter o caminho naquilo que entendo ser certo, não que os deslizes pessoais tenham sido evitados de todo, mas sempre com o pé no caminho do bem, e que caminho é esse? O caminhar direito, correto, ajustado com o bom senso.

No entanto, dizer que é de direita se popularizou ser patriota, bolsonarista, como ser de esquerda equivale a dizer ser comunista e lulista. Excessos a parte, a questão não tem nada de direita ou esquerda.

Tem a ver com ser ou não ser correto, coerente com os princípios e bons costumes, ser direito e não errado. Porém, é preciso entender que certo e errado vai da compreensão e nível de evolução individual.

No estágio que estou me vejo abaixo de tantos outros e um pouco acima de outros tantos. Isso me diz alguma coisa. Preciso melhorar e na medida do possível trazer para perto de mim aqueles que ainda não estão neste patamar em que me encontro e juntos buscarmos um nível acima para uma melhor compreensão do todo, ou do que seja possível.

A questão então passa a ser, o que é direito e o que é errado, para então sabermos se sou de direita ou de esquerda no contexto apresentado.

É correto o roubo, o desrespeito, a falsidade, a subtração da vida, o cerciamento à liberdade de expressão?

Ou isso é válido desde que não sendo comigo ou com quem é do meu ciclo parental ou de amizade?

Percebo aqui que há uma condição para tais atitudes.

Faça o que eu mando, não faça o que eu faço!

Nesse sentido, você é de direita ou de esquerda? Em que pese sua consciência.

 

foto: Portal RCC News