O Futebol da Vida

É inevitável imaginar minha vida como um jogo de futebol. Tem momentos em que a gente para tudo, olha em volta e encontra os limites, as regras, o árbitro, os adversários, os companheiros de time e, sobretudo, os erros da vida. Os golaços que marcamos são como os momentos gloriosos que nos fazem sentir invencíveis.

 

No entanto, hoje quero refletir sobre os erros que cometemos ao longo desse jogo que chamamos de vida. Imaginem se tivéssemos o VAR, aquele sistema de vídeo que permite rever lances duvidosos e corrigir injustiças. Seria reconfortante poder pausar, analisar cada passo, cada decisão tomada, e então, se necessário, voltar atrás e fazer diferente. Mas a vida não nos concede esse luxo. Aqui, não há revisões, replays ou tecnologias para nos ajudar a corrigir os erros cometidos.

 

Por isso, ouvir o apito do árbitro é crucial. É ele quem marca o ritmo do jogo, quem decide os momentos de parar e seguir em frente. Cabe a nós aceitar suas decisões, mesmo que pareçam injustas, mesmo que discordemos delas. O apito marca não apenas os erros, mas também os recomeços, os novos começos de jogadas que podem levar ao gol da redenção.

 

Às vezes, o maior desafio não é evitar cometer erros, mas aprender a lidar com eles. Cada erro é uma lição valiosa, uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. É como se, a cada falta cometida, a cada lance perdido, estivéssemos nos preparando para um gol ainda mais glorioso no futuro.

 

Portanto, que possamos jogar esse jogo da vida com sabedoria, com humildade para aceitar nossos erros e com coragem para seguir em frente mesmo diante das adversidades. Afinal, é no campo da vida que aprendemos que nem sempre ganhar é o mais importante, mas sim como jogamos o jogo.

 

Ao ouvir o apito do árbitro, pare. Olhe em sua volta. Existem muitos torcedores por você na arquibancada, ignore a torcida adversário. Drible as dificuldades que a vida impõe a você. Siga as regras com sabedoria e paciência. Toque a bola para os seus companheiros de equipe. Se fizer uma falta, aceite, e tente não repetir o mesmo erro. Evite os cartões amarelos e vermelho. Não se coloque em posição de impedimento. Cruze a bola para o meio da área, e se por acaso alguém cruzar a você, e você estiver posicionado frente a frente com o goleiro adversário, faça o gol e comemore como se fosse o gol da vitória. Aproveite esse momento. E siga o jogo.

 

 

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 03/07/2024
Reeditado em 03/07/2024
Código do texto: T8098846
Classificação de conteúdo: seguro