Guns & Rouse
Devido ao seu clima e a fertilidade das suas terras o Brasil sempre foi um país exencialmente rural, apesar do avanço da tecnologia que fez a indústria inaugurar uma nova era.
Grande êxodo rural inchando as periferias das grandes cidades, plantando sonhos mirabolantes e criando no coração muitas necessidades desnecessárias, que foram deixando o homem rural, agora urbano, cada vêz mais distantes da felicidade.
Toda pessoa que teve um pé na roça, tem a vida marcada por um espírito humilde e livre, amigo sincero, amante da boa prosa, da alegria e da paz.
Acostumado a levantar bem antes do sol, continua o mesmo ritmo na cidade. Pula cedo, faz um café bem cheiroso, passa uma vassoura na casa e corre pro trabalho; no fim do dia cansado, toma sua latinha de cerveja, conta pra esposa as novidades do seu dia, depois vai lutar com os filhos no chão da sala, até a hora de ir pra cama.
Final de semana vai pra igreja; vê algum futebol na TV; depois ronca no sofá a espera da janta e da segunda-feira.
Será que esse homem de bem precisava de uma arma de fogo? De uma pistola automática, de um fuzil?
Quem possui uma arma em casa, só espera a ocasião oportuna para usa-la. Inconscientemente ele quer ardentemente isso. Então uma fechada no trânsito ou uma discussão entre visinhos pode acabar em morte.
Quando isso acontece aquele coração simples e feliz carregado de remorso e de culpa, se pergunta morrendo de saudade do belíssimo por do sol, cujos raios invadindo as frestas do paiol; do "Corguinho" que corria marulhento, e do sábia laranjeira gorgeando nas manhãs frias e brilhantes dos meses de inverno
Tristonho, olhando pelas grades da cela, se pergunta : porque não plantei rosas ao invés de comprar uma arma.
Apucarana, 02 de julho de 2024
Gilberto.F.Lima.