AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

( 02.07.2024- Primeiro texto feito sem uso e óculos)

Aproxima-se a data das eleições municipais de 2024 onde serão escolhidos os Prefeitos e Vereadores de todas as cidades do Brasil.

É uma eleição extremamente importante porque tudo começa nas cidades. Não é o País que forma as cidades, mas as cidades que formam o País, através de sua cultura, suas riquezas, sua presença que inspira respeito, confiança e ordem perante outros países do mundo.

Então temos que ter consciência da nossa responsabilidade ao escolhermos os nossos Prefeitos e Vereadores, pois são eles que contribuirão para termos o País que desejamos.

É preciso que perguntemos de maneira muito formal aos candidatos a Prefeito e Vereadores quais os seus projetos para com a comunidade, que irão, respectivamente, governar e legislar.

Vou me ater ao que irei perguntar aos candidatos de Capão da Canoa, a Cidade que escolhi para morar.

Eis as perguntas:

– Quais são suas ideias sobre o Sistema Viário do município – a mobilidade e o tráfego de carros, motos, bicicletas e veículos de tração animal pelas ruas e avenidas? Que solução têm em mente para resolver o problema que cresce a olhos vistos, com espaço cada vez menor e com estruturas obsoletas.

– Quais são seus planos em prol das populações carentes que habitam “moradias” sub-humanas nas vilas periféricas e nas zonas invadidas da cidade e dos distritos.

– É preciso saber quais são suas ideias para procederem na regularização fundiária daquelas áreas (vilas periféricas e zonas invadidas) e criar condições para que as populações ali instaladas possam ter não somente suas moradias regularizadas, mas tenham acesso ao mercado de trabalho formal e renda que lhes restitua a dignidade que perderam ou que nunca tiveram.

– É preciso saber quais seus projetos para que os milhares de crianças das já referidas áreas tenham acesso a escola regular e, através da Educação se sintam seguras e ilesas aos tentáculos vorazes de adultos que direcionaram seu caminho para a delinquência e para o crime como forma de vida.

– É preciso saber quando realmente serão concluídas as obras da Escola do Posto 5 de Capão da Canoa, iniciadas há quatro anos e que resultam hoje somente no terreno demarcado e aterrado sem qualquer obra edificada.

– Quais são suas ideias para o segmento de Turismo do município que já foi sede de eventos que se perderam no tempo, como o certame de escolha da Garota Verão?

É preciso saber, com garantias, qual a sua visão e, por via de consequência, seu posicionamento sobre a política cultural e do retorno do evento FEIRA DO LIVRO, no local e data – Largo do Baronda e durante a Semana Santa – que consagraram suas primeiras edições, haja vista o movimento e a quantidade de público do município e de outras cidades, movimentando ainda mais o ramo hoteleiro e o segmento gastronômico da cidade em face dos dias feriados.

– É preciso saber dos candidatos quais as suas ideias sobre a Segurança Pública do município e da possibilidade da criação de uma Guarda Municipal com finalidade de monitorar e fiscalizar o trânsito, evitando a embriaguez de motoristas, sobretudo o abuso de alta velocidade de carros e motocicletas, fatores preponderantes quando da ocorrência de acidentes.

– É preciso saber quais suas ideias sobre o sistema de Iluminação Pública da Sede e dos Distritos, e se está nos seus projetos a iluminação do Trecho Praia do Barco/Capão Novo, o qual pela histórica falta de luz tem causado reiteradamente um sem-número de acidentes.

– É preciso saber qual será o critério para escolha de seus assessores e secretariado. Serão pessoas preparadas e capazes de tratar a administração pública como uma questão técnica ou serão escolhidos entre seus amigos para retribuir favores políticos ou pessoais?

É condição essencial e primordial que o Eleitor receba respostas de conteúdo sério, positivo e passível de ser realizado de maneira que os candidatos, tanto para o Executivo como para o Legislativo mereçam o seu voto. Caso contrário, ou se der a entender que não tem posição firmada sobre os assuntos mencionados ou demonstrar notória incapacidade para com o cargo pleiteado deve ser, de pronto, descartado por não ser merecedor, do voto do eleitor.

É o que penso, como cidadão trabalhador e responsável pelo destino de minha comunidade. e o que, com certeza, farei ao escolher o meu candidato para prefeito e para vereador nas eleições de 2024 que, em breve, baterão à nossa porta.

Em assim fazendo, contribuirei para a construção de novos tempos na minha cidade, no meu Estado e no meu País.

Redigi este arrazoado com a consciência de que o eleitor de todos os níveis culturais e sociais não escolherá o seu candidato porque recebeu, dele, uma vaga para seu filho na creche ou na escola fundamental, ou porque ele, o candidato, em qualquer momento ou circunstância, prestou ou prometeu-lhe futuros favores.

Ao assim pensar e agir, como cidadão, estarei em perfeita paz com minha própria consciência!

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 02/07/2024
Código do texto: T8098335
Classificação de conteúdo: seguro