ANIMAIS NÃO SÃO HUMANOS!
Se você estivesse diante de um cachorro que falasse e um ser humano que latisse você acharia normal ou anormal? Certamente anormal, afinal, cachorros latem e seres humanos falam.
Estamos vivendo nos últimos anos uma verdadeira "humanização de animais de estimação." Uma pratica provavelmente bastante estranha para quem viveu até o final dos anos 90. Claro que nesse período e antes também havia animais de estimação nos lares, mas não nos moldes e na mesma proporção que há atualmente com cães, gatos, tartarugas e papagaios, por exemplos, citando os mais comuns.
O que se vê hoje em dia principalmente entre as classes médias e ricas (pobres também) é uma verdadeira avalanche de pets de estimação e a possível comprovação de que nossas relações interpessoais não andam nada bem. Gente tratando animais como se fossem seres humanos. "Ah, mas são excelentes companhias." "Ah, mas são mais fiéis do que muita gente." "Ah, mas são mais carinhosos." "Ah, mas ajudam no tratamento, por exemplos, da depressão, ansiedade, solidão, etc."
Bem, tudo isso é verdade! Os animais tem esse dom divino. Só quem ou já teve um cachorrinho, gato ou papagaio pode falar com mais propriedade como eles fazem bem para alma em especial para crianças e idosos, mas para em geral para a humanidade. Há inúmeros casos de fidelidade demonstradas aos seus donos. Seja em um hospital, em um momento de perigo ou de tristeza, muitos deles estão lá como bálsamos para consolar.
No entanto, apesar de tudo isso os animais não devem passar de animais. Eles não podem ser tratados como humanos. Porque isso é tirar deles a sua essência, ou seja, a de animais que são. Fazer, por exemplo, festinhas de aniversário, levar para passear em carrinhos de bebês com fraldinhas, conversar com eles como se fossem humanos, etc, pode até parecer bonitinho, amoroso e descolado, mas tudo isso é na verdade agredi-los. Sim, porque agressão não necessariamente tem a ver com o físico, mas também em tratar algo para qual não foi criado. Enfim, como diz o famoso ditado popular: "cada macaco no seu galho!