Inventário Artístico da Memória Arquitetônica de Charqueadas

 

O artista plástico e produtor cultural charqueadense Manoel Henrique Paulo - ex-titular da pasta de Cultura em Charqueadas e no Rio Grande do Sul e ex-diretor da Casa de Cultura Mário Quintana - vem nos brindar com seu talento no projeto Inventário Artístico da Memória Arquitetônica de Charqueadas, onde apresenta doze desenhos de prédios históricos de Charqueadas feitos com bico de pena e nanquim, em exposição que inicia hoje, às 19 horas, no Hall de entrada do Centro de Eventos Eleve/ASES, localizado na rua Arthur da Silva Martins, nº 36, no Centro de Charqueadas - perto da antiga Usina da Eletrosul.

 

Para a pesquisa em fontes bibliográficas e orais destinada a realização do trabalho e da exposição, que vai até o dia 5 de julho, no mesmo local, entre às 14h e 19h, Manoel Henrique contou com o apoio da equipe formada por Betinna Lopes, Manuella Ledvinka, Pedro Duarte Pereira e Pedro Souza, sob a curadoria do professor de artes do IFSul e mestre em Educação Luiz Roberto Lima Barbosa. Os prédios desenhados foram o Baar Xarqueadas, a Capela de Santo Antônio, Casarão da Colônia (Solar dos Barcellos, foto acima), Cine Teatro Charqueadas, Escola Estadual Henri Duplan, Granja Carola, Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, Hulha Hotel, Solar dos Andrade, Torre do Elevador do Poço Octávio Reis, Trapiche da Portobrás e Vila Andriotti. O projeto pode ser visto também nas redes sociais Instagram (@memoriacharqueadense) e Facebook.

 

Conforme as redes sociais do Inventário Artístico da Memória Arquitetônica de Charqueadas, "o objetivo geral do projeto é construir um acervo artístico da memória arquitetônica de Charqueadas, promovendo a visualização deste patrimônio através das artes visuais, integrando a história através da pesquisa, lançando a luz os seus ícones da memória local e sua devida importância no contexto social e cultural, garantindo o acesso à população e gerando um debate plural".

 

Com relação as metas do projeto, consta:

• "Realizar pesquisa sobre prédios históricos e sua importância histórica e simbólica de Charqueadas;

• Produzir 12 desenhos com bico de pena e nanquim das respectivas edificações;

• Organizar exposição de arte das referidas obras;

• Criar espaço virtual nas redes sociais gratuitas;

• Democratizar a arte através da exposição pública e gratuita, com espaços acessíveis e monitores treinados para atender pessoas com deficiência;

• Conscientizar os munícipes de Charqueadas sobre a importância da preservação do patrimônio histórico;

• Oportunizar às escolas públicas, privadas, o IFSul, a Biblioteca Pública e Secretaria de Cultura o acesso ao conjunto de reproduções das obras através de kit gratuito;

• Despertar nos jovens o gosto pelas artes e o conhecimento histórico cultural;

• Possibilitar ao município a arte como cadeia produtiva e profissional;

• Construir acervo para futuras pesquisas como referências simbólicas".

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, ajudem os atingidos pela enchente, usufruam da arte local, vivam e fiquem com Deus.