A semente da Gratidão
Extraído do livro "As sementes que plantei"/ Andreia Caires ( 2018 )
A ti-shirts na loja estampada com letras enormes e muito coloridas a palavra “Gratidão.” São plaquinhas que enfeitam portas, as xícaras etc... tudo agora é a tal moda da “gratidão.”
Assim como na década de 90, com a febre dos anjos que estampava essas mesmas coisas, hoje o mantra é usar e abusar da palavra Gratidão, ainda que não se saiba ao certo o que realmente significa.
Esses dias ganhei um marcador de livros muito bonito escrito a palavra gratidão. Definitivamente o mundo adora essa palavra mas, ainda temos muito o que aprender antes de ficar papagaiando gratidão por um simples lápis que cai no chão.
Adoramos falar e escrever “Gratidão”mas, cada um de nós sabe da dificuldade que temos de ser gratos em todos os momentos. Falar para se aparecer é fácil. Difícil é viver a gratidão quando tudo vai mal.
A verdade é que muitos usam esta palavra como um “amuleto" ou simpatia, para atrair coisas boas. É tipo: Você achou 5 reais, diz “gratidão.” Você achou 10, diz, “gratidão” novamente e assim sucessivamente. É o tal do “agradece que acontece.” Mas a vida não é assim, como uma espécie de mágica.
E a internet colabora com essa moda chata do “hashtag gratidão.” Concordo que devemos que ser gratos mas não para se aparecer. O casal que e briga a semana inteira e, “se entendem” ou melhor “dão uma trégua” nas brigas já postam “Gratidão.”
Gratidão a quem é a quê? Essa palavra é muito forte para ser recitada de qualquer maneira. Devemos ser gratos ao mesmo tempo que mudamos os nossos hábitos. Não adianta falar “Gratidão” hoje é amanhã estar brigando no trânsito. Não podemos banalizar a palavra gratidão! Não digo isso porque não devemos ser gratos, pelo contrário, devemos agradecer desde o momento em que acordamos porque Deus nos ajudou a descansar e renovar as nossas energias para um novo dia. Mas a gratidão não é simplesmente agradecer repetidas vezes como um mantra e sim, pensada no ponto mais alto de seu conceito. Gratidão têm a ver com aprendizado.
Aprender a perdoar, por exemplo e principalmente se perdoar afinal, todos nós erramos e viver uma vida de martírio aqui na Terra é muito frustrante e, isso não é ser grato a nada.
Quando eu aceito um elogio porque fui realmente digna de alcançar um tal objetivo estou praticando a gratidão. Eu tinha uma grande dificuldade que era aceitar um elogio por alguma coisa boa que fazia. Era mais fácil pra mim aceitar um erro e ficar me cobrando o tempo todo do que aceitar que eu era merecedora de alguma coisa. Me achava indigna, incapaz e que jamais poderia admitir um feito meu.
Precisamos aprender que existimos nesse mundo para somar e podemos ser bons sim, em muitas coisas. Por isso que acho que o fato de ficar recitando “gratidão” o dia todo não irá adiantar nada ou nos tornar pessoas mais evoluídas. O que irá nos tornar pessoas mais evoluídas é praticar a gratidão, tanto no dar como no receber e nos seus mais simples detalhes porque a gratidão é mais do que um modismo, a gratidão deve ser exercitada.
Minha lista de Gratidão:
Gratidão pela minha saúde.
Gratidão pela vida dos meus pais.
Gratidão pela vida de meus irmãos.
Gratidão pela vida de meu amado esposo.
Gratidão pelos nossos dois gatos.
Gratidão pelo cachorro que ainda vou ter.
Gratidão por ter aprendido a cozinhar.
Gratidão por ter um chuveiro que preste.
Gratidão por eu ter escrito um segundo livro.
Gratidão pela minha amiga que revisa meus textos. Gratidão por eu ter entendido que cada pessoa é diferente uma da outra.
Gratidão por depois de cinco anos ter conseguido perdoar.
Gratidão por ter sido curada de uma longa depressão.
Gratidão por eu ter me permitido atravessar o casulo e encarado minha metamorfose.
Gratidão por eu não ter me contaminado com a moda da gratidão.
Gratidão por eu ter entendido que gratidão é muito mais do que palavras. É ser grato em sinceridade.
Gratidão por eu estar plantando sementes de gratidão.
https://clubedeautores.com.br/livro/as-sementes-que-plantei-2