1191-MENTIRA

MENTIRA

A Mentira está de tal forma entranhada na humanidade que está difícil saber, ao tomar conhecimento de um fato, de uma notícia ou de um pensamento expresso em palavras, o que é falso e o que é, digamos, verdade.

A mentira surgiu nas narrativas da criação do mundo, precursora dos mitos, das lendas que, por força de decretos e dogmas, se tornaram artigos de fé, isto, de crença obrigatória, tal qual foram imaginadas.

Na Igreja Católica, é um dos sete pecados capitais, embora os católicos devam acreditar com fé na narrativa do Paraiso Perdido, da serpente falante – o Principe da Mentira – quem seria o Rei? - e da grande maioria das histórias dos livros do Velho Testamento.

Os chineses dizem que uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade. Mentir por uma só vez é grave, e as palavras mentirosas são como as penas de um travesseiro rasgado no cimo de uma torre: nunca mais poderão ser recolhidas e os “desmentidos” só fazem reforçar a falsidade do que foi espalhado ao vento.

Já os toltecas dão tanta importância á falsa notícia ou informação, que seu primeiro “acordo” do individuo para consigo mesmo é “Seja impecável com sua Palavra”. É tão importante ser verdadeiro que aparece em primeiro lugar dos quatro “acordos”, que são: 2º, Não tome nada pessoalmente, 3º.Nunca faça suposições nem julgamentos e 4º.- Faça sempre o melhor.

A escrita, que foi um dos maiores inventos da humanidade, serviu plenamente para fixar as mentiras dos governantes, dos sacerdotes, dos historiadores e dos próprios escritores, quando “erraram” propositadamente nas cópias e traduções que faziam em papiros, e outros suportes da escrita. A imprensa, outra invenção de incalculável importância, serve tão excelentemente para a divulgação dos fatos reais, idéias corretas e construtivas, registro fidedigno de quantias, contas, transaçõess, bem como é um grande instrumento de divulgação de mentiras.

A evolução dos meios de comunicação promove a difusão de mentiras a níveis incalculáveis. No século 20 tivemos a mentira usada de maneira cientifica e eficaz pelo maior e mais cruel mentiroso até então : Hitler, com sua mentiras, elevou-se de maneira jamais imaginada ao cargo de autoridade máxima da Alemanha e foi além: criou um departamento sob sua orientação direta e com outros grandes especialistas em mentir.

Usando a mentira como arma de guerra mentiu quando fez acordo de paz com a Russia que traiu. Mentiu descaradamente e deu inicio á segunda guerra mundial. Usou a mentira para promover a idéia de uma raça pura, o que levou ao extermínio de milhões de pessoas, principalmente judeus. Mentiu até os últimos momentos de sua vida.

A Internet surgiu como uma maravilha na área de comunicação, e tornou-se, desde o seu aparecimento, instrumento eficaz para a divulgação de mentiras. Entramos no Século 21 com a grande mentira do “bug do milênio”, lembram-se? O mundo foi tomado pelas “fake news” que já colocou no mais alto cargo da mais poderosa nação um presidente cuja campanha eleitoral foi eivada de mentiras fabricadas. Justamente agora (junho/2024) ele continua mentindo, julgado por falcatruas, para encobrir procedimento social inconveniente, sobre o que mente descaradamente. Na Russia, um ditador mentiroso destrói,usando pretextos mentirosos, uma importante nação da Europa Ocidental.

No Brasil, estamos sendo bombardeados por mentiras 24 horas por dia. O combate á COVID 19 foi uma tragédia causada por mentiras e mais mentiras. Mais de 700 mil pessoas morreram devido a falsas informações sobre o perigo da peste, sobre os medicamentos a serem usados, e os tratamentos que deviam merecer os doentes. E houve momentos em que a própria peste foi renegada, na mais deslavada e cruel mentira jamais espalhada em nosso país.

Milhões de brasileiros vivem sob a égide de mentiras forjadas por especialistas em mentir, em departamentos tecnologicamente adequados que usam robôs para espalhar as mentiras em todos os momentos do dia e da noite.

Surgindo a INTELIGENCIA ARTIFICIAL as possibilidades de criar e divulgar mentiras alcançam as pessoas sistematicamente e em todos momentos.

As mentiras, por mais “cabeludas” que sejam, ao serem repetidas, através da Internet e em poucos segundos, podem tornar-se, para milhões de pessoas, verdades incontestáveis.

Aos quatro lendários Cavaleiros do Apocalipse deve ser acrescentado mais um., Assim, o quinteto completo e devastador, será composto pela MORTE, pela PESTE, pela GUERRA, pela FOME e pela MENTIRA.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Condominio “Quintas da Lagoa”, Lagoa Santa (MG) – 2. De junho de 2024

Conto / crônica # 1191 – da Série INFINITAS HISTÓRIAS - “Palavras”

708 palavras

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 29/06/2024
Código do texto: T8096363
Classificação de conteúdo: seguro