Madame

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Ontem passei em frente àquela escola de culinária e vi bom movimento de gente entrando e saindo. A escola é boa e muito bem equipada.

- Eu aproveitei bem as receitas de cozinha mediterrânea que cursamos lá. Dentre outras técnicas, aprendi como limpar lula e polvo e aproveitar a tinta.

- Você se lembra da primeira aula? A turma era para 20 alunos, mas havia 21. A coordenadora precisou aparecer e fazer a chamada dos inscritos.

- Que constrangedor! E a senhora, cujo nome não estava na lista, não sabia o que dizer. A coordenadora teve tato; a senhora veio acompanhar a patroa.

- Pior foi ouvir a justificativa da patroa, de que jamais lavara uma xícara na vida, nem descascava nada na cozinha. E no curso, isso era parte das tarefas.

- E a madame resolveu trazer sua empregada, sem matriculá-la, para assumir as tarefas de descascar, lavar e deixar tudo arrumado. Que horror!

- A coordenadora ofereceu-lhe a possibilidade de matricular a empregada, mas a tal patroa achou caro. Desistiu do curso, para nossa alegria, lembra-se?

- Ainda antes do intervalo apareceu o primeiro da lista de espera. Mas eu passava mal todas as sextas-feiras. Você se lembra bem disso.

- Eu também saía sempre desapontado. Éramos quatro grupos com cinco aprendizes preparando uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Ao final, o professor avaliava cada preparação, experimentava e dava seu parecer.

- E depois, nós podíamos provar o que quiséssemos. Eram os mesmos pratos, mas havia o toque pessoal. Essa parte era deliciosa, divertida, mas muito triste.

- Sim, porque, depois de degustar tudo, vinha a pior parte. Eu ficava com o coração partido. No dia em que fizemos paella, cheguei a ter ânsia de vômito.

- Eu também me sentia muito mal. Cada equipe preparava pratos para servir quatro pessoas. Imagine jogar no lixo tudo o que não conseguíamos consumir.

- São regras da Anvisa. Nada podia ser levado da cozinha, nem guardado ou doado. Tudo tinha de ser descartado no lixo. Esse desperdício machucava.

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 29/06/2024
Código do texto: T8096075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.