50 anos do CLJ

 

Com certeza, ao longo das últimas cinco décadas, a maioria das pessoas já ouviu pelo menos falar de um grupo de jovens católico muito atuante em várias paróquias, o Curso de Liderança Juvenil - CLJ. Quando jovem, conheci muita gente que passou por ele aqui em Charqueadas. Basicamente, é destinado a jovens de 13 a 17 anos anos para a entrada e consiste, inicialmente, num retiro por um final de semana, sendo que, após isso, o grupo reúne-se semanalmente.

 

O CLJ iniciou em julho de 1974 na Paróquia São Pedro, em Porto Alegre, por iniciativa do padre Zeno Hastenteufel (foto acima), que hoje, aos 78 anos, é bispo em Novo Hamburgo. O curso espalhou-se pelo estado, chegando três anos depois em Charqueadas. Amanhã, sábado, Dom Zeno estará na cidade às 19h30min, abordando o tema "São Pedro padroeiro do CLJ: jovens apóstolos de jovens há 50 anos". A presença ocorre dentro do tríduo a São Pedro, que acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes. Após a missa, no sábado, ocorrerá um jantar festivo.

 

No tríduo, ontem, esteve como convidado o padre Rodrigo Rubi, de Canoas, para o qual “celebrar os 50 anos do CLJ é confirmar o sentido da missão do movimento: apresentar um Cristo capaz de fascinar os jovens e atraí-los para o seu caminho”. Nesta sexta-feira à noite, às 19 horas, o celebrante convidado é o bispo de Vacaria Dom Sílvio Guterres, ex-morador de Charqueadas. Seu tema será "Nossa missão é evangelizar: a dimensão catequética da liturgia".

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, ajudem os atingidos pela enchente, vivam e fiquem com Deus.