O precioso universo das palavras cruzadas

Aprendi e continuo aprendendo muito fazendo palavras cruzadas ao longo da vida. Dentre tantos outros benefícios importantes, destaco a simplicidade com que determinados assuntos e procedimentos linguísticos ou não são esclarecidos sem o academicismo dos professores laureados e pomposos. Afirmo isso considerando como tantas vezes a explicação ou conceituação apresentada por alguns mestres, usando termos técnicos complexos, dificulta ainda mais o aprendizado.

Ao contrário disso, a síntese direta e sem arrodeios de algo que se deseja descobrir e escrever preenchendo as lacunas, exibida nas questões e indagações das palavras cruzadas, revela tudo de maneira nada rebuscada e nos leva a conhecer e saber temas antes complicados pelo academicismo de sua definição.

Lógico que distrair a mente, além de divertir no sentido intelectual e lúdico não são os únicos objetivos do passatempo, o benefício dele auferido vai muito além. Principalmente para os idosos permanecerem mentalmente ativos em sua capacidade cognitiva, com a atividade corriqueira evitando a pasmaceira cerebral bem como a possibilidade de a vida declinar à decadência de enfermidades como o alzheimer.

Como ressaltei no início, buscar resolver as incógnitas, os problemas, enigmas e as palavras, para que cruzem e formem as respostas corretas tanto no sentido vertical quanto no horizontal, é indicado para todas as idades. Jovens e adultos aprendem, descobrem, entendem e adquirem conhecimentos na prática das famosas e importantes palavras cruzadas.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 28/06/2024
Código do texto: T8095473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.