Promessas de fim de ano...

Promessas de Fim-de- ano

By Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nesse clima que antecede oum novo anos, precedido,motivado, fermentado,argamassado,pelas festas natalinas, muitas pessoas entram em crise e outras, mesmo parecendo brincar, tocam no assunto:promessas não cumpridas:as feitas peolas próprias pessoas, as feitas pelas outros.Filhos, maridos, namorados:”Ah, mas no ano passado, ele prometeu que não iria beber e dar vexame na ceia de ntal, e olha o que aprontou”(...(...)”Ah, ela jurou que não ia gastar nosso décimo terceiro com os presentes que íamos guardar para o carnaval em cabo Frio...E olha só, o cartão estourou”(...),”Você acredita que ele fez mil promessas de não agarrar minhas primas na minha frente e só faltou beijá-las na minha frente”(...)”(...)Imagina:eu jurei ,de pé juntos,

Que ia resistir às delícias da reunião familiar...Agora, olha só:como vou entrar no vestido que comprei para o reveillon?”

Mas, além dessas cobranças costumeiras cuja demanda foi altamente diluída durante as imperiosas necessidades do ano que passa,há realmente quem se estresse, vá à terapia, entre perplexa e furiosa...E mandam-me, como um rojão, a pergunta usual:”Mas por que cargas d’água todos prometemos e não cumprimos, no fim-do-ano”?

Há os que ,evidentemente, fazem promessas em qualquer época:não voltar para o/a ex, mesmo que ele/ela encha o seu escritório de flores, ligue seduzindo pelo ouvido,relembre viagens memoráveis,recorde juras e promessas de amor...prometa...

Não se estressar mais quando a(o) colega de trabalho banca o onipotente, o chefe chama a atenção na frente dos demais,o pai proíbe isso ou aquilo,o estágio fique mais caro que o pro labore recebido...Quanta coisa, não?

Há, ao que parece, a sedução do “começar de novo”:a nova oportunidade de mudar, crescer, arrepender-se,abandonar, recomeçar,inovar,viajar...como um portão de ferro que se entreabre.E para o Novo...Quem não sabe que o desconhecido exerce um grande fascínio sobre nós, mesmo aos cautelosos, mesmo os que fingem-se sossegados, rotineiros?

De repente, somos seduzidos quais crianças, época das faltas de malícia, quando podíamos crer...A esperança de...o sonho da...

Voltar à infância, eis a chave:chega de desesperos, decrenças, desafetos, desvios...Quero ser magro e pronto...Preciso enamorar-me...Desejo um carro e vou economizar para tê-lo...Comprar meu apê...Percebem?O todo-poderoso “EU(posso)” vem, triunfante, à frente das demandas, das promessas.Há um novo empoderamento.Como é bom de novo, acreditar no Outro, nosso precioso espelho e pressuposto de felicidade,oportunidade, realização,em qualquer campo...Mas o que é melhor ainda:como é bom acreditar em Mim.Meu Eu se reempodera.E lá seguimos todos para um ano que tem apenas 365 dias, apenas doze meses,dois semestres,quatro trimestres...E as tantas horas mal vividas, mal distribuídas, postas a serviço de necessidades sociais, profissionais e muito pouco, a serviço de nós mesmos...

Mas...o fim de 2004 está bem próximo.Você tem o direito de sonhar.Prometa.Prometa-se.Faça todas as simpatias que lhe ensinaram.Invente encantamentos.Creia em sortilégios e talismãs.Brinque.

Se há alguém que pode se mudar é você.Renove-se, inove-se.Em dezembro de 2005, conversaremos de novo...Ah!Boa sorte,hem?se quiser o endereço do SPA que a amiga da tia de minha amiga freqüenta...Ué!Foi embora...Parece que estava a chorar!Será?...

Belo Horizonte,28/12/2004-13:13h)