Caminho da Fé (V)

Consolação, está localizada no Sul de Minas, confrontando ao Leste com Paraisópolis e Brazópolis, ao Oeste com Cambuí e Córrego do Bom Jesus, a Norte com Pouso Alegre e Estiva e a Sul com Gonçalves, São Bento do Sapucaí e Vale do Paraíba (SP), é uma pequena e acolhedora Cidade cercada pelos morros em meio a Serra da Mantiqueira. E foi exatamente alí a primeira parada para descanso e o breve momento para tentar repor um pouco das energias e para voltar a caminhar novamente na próxima madrugada. E aos poucos foram chegando os “peregrinos” devotos de Nossa Senhora Aparecida. No entanto, um grupo dos mais jovens já chegaram na frente bem antes dos mais idosos. Agora um outro grupo maior iam chegando calados, pensativos e demonstrando além do sono, um cansaço físico, dores e até calos e bolhas nos pés tudo isso resultado da longa caminhada iniciada lá atrás no começo da madrugada passada. Me veio a mente será que tudo isso vale mesmo a pena fazer? Tem fundamento ou sentido fazer uma caminhada desta natureza? Veja bem, qual é o fundamento de se fazer uma extensa e cansativa caminhada desta natureza se não for para sair dela melhor do que antes? Eu, particularmente , não vejo sentido nenhum ficar andando em meio a caminhos tortuosos, nas madrugadas e durante cinco dias. Isso não pode ser apenas uma brincadeira de apenas caminhar e medir a resistência física. A pessoa participante tem que ter em mente que vai terminar esta caminhada cheio de mudanças dentro de si, no tocante a mente, coração e um novo jeito de encarar a vida. A caminhada é um lugar propício onde se tem a oportunidade de deixar lá não só o cansaço físico, mas o nosso individualismo, nosso egoísmo, nosso modo de vida baseado na mesquinhez e o querer exagerado só pra si mesmo. Se não for assim e não acontecer esta transformação de um novo modo de viver é melhor não fazer a caminhada pois ela será uma perda de tempo. Uma tamanha de uma bobagem que se faz durante todos esses cinco dias. Enquanto isso, a bagagem “material” estava no carro de apoio, mas, a bagagem espiritual ainda pesava e muito pois somos duros e resistente em querer mudar. Por hora é melhor descansar e se preparar para a próxima saída rumo a São Bento. Que Nossa Senhora da Consolação proteja a todos os peregrinos nesta longa caminhada.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 27/06/2024
Reeditado em 28/06/2024
Código do texto: T8094865
Classificação de conteúdo: seguro