VERGONHA

Se há uma coisa que pega é apelido e fama pejorativa e depois de que pegou, tudo que vem, é visto como tal, sendo bom ou não, geralmente mal afamado, é o que acontece. Digo isso, porque ontem aconteceu comigo algo que posso dizer tem a ver com o esse direcionamento social com tom de censura. Estava eu, no supermercado e como todos sabem, nesta época de festejos juninos, tem sempre iguarias típicas, canjica, quentão, vinho quente, amendoim, etc., e, eu iria fazer em casa um quentão, e preciso, logicamente de cachaça para a tal bebida, visto que tinha o gengibre, o cravo e capim cidreira, no mais, nenhum problema, se não fosse o estigma na questão cachaça ou pinga como queiram, eu não encontrei na prateleiras de vinhos e outras bebidas e fiquei a perambular pelo estabelecimento; e me senti um tanto desconfortável de perguntar para o repositor que estava ali, onde encontrar a tal pinga, cachaça ou água ardente, coisa meio boba, mas me imaginei ele me olhando bem e pensando - essa senhora, nessa idade enchendo a cara, pouca vergonha - , coisa tola mas na hora me contive para não ficar perguntando onde estava a pinga, e fui procurando e nada de encontrar, estava quase desistindo do quentão quando na saída vi um balcão só de bebidas e lá num canto escondida a famigerada pinga. Peguei um frasco pequeno e saí rápido, pois não queria que um conhecido me visse por ali (aqui a cidade não é grande, então muitos conhecem muitos).

No caminho para a casa fiquei a matutar, engraçado como a gente se deixa levar por estigmas e coisas que dão fama, por exemplo a cachaça, quem bebe é chamado de cachaceiro, pinguço, manguaça e por aí vai; acho horrível esses indivíduos que se deixam beber até cair e ficam dando trabalho em casa ou na rua, mas a fama tem e se você for vista com algo assim logo vem alguém e repreende. Uma coisa paradoxal porque gosto de vinho e sei de muitos que apreciam, e o vinho não é vilão nesse caso, pois ninguém fala, ele é "vinheiro”, "ela é chegada numa vinha", isso não em pelo contrário, é refinado e chique degustar vinho, ainda mais sendo a bebida que Jesus Cristo fez uso tendo até o apelo cristão. Outras bebidas quentes, como Uísque, não tem termo que designe, o usuário frequente como ser desvalido de crédito na sociedade, - e olha que muitos são , mas enfim é uma questão pejorativa e que a gente absorve na sociedade, porque somos seres sociais.

Finalizando, o quentão ficou bom e foi apreciado em pequenas doses como deve ser, no mais, fica aqui minha reflexão sobre o estigma e a má fama que a gente mesmo produz e depois se vê refém deste no contexto social e cultural.