São Lourenço – Padroeiro dos Cozinheiros

São Lourenço – Padroeiro dos Cozinheiros:

A igreja Católica tem seus santos, muitos santos. Pesquisei e cheguei à conclusão que dentre os padroeiros e protetores por ela considerados, há mais de cem. Citarei somente alguns que me chamaram a atenção: São João Gualberto, tem toda minha consideração porque o seu dia é o dia de meu nascimento, 12 de julho. Ele é o protetor das florestas.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é o nome de uma de minhas irmãs. Santa Cecília faz parte dessa pequena lista, porque é a protetora dos músicos e dos poetas. Homenageio assim meu pai que tocou na banda Carlos Gomes por quase cinquenta anos e eu, pois alguns me consideram poeta. Desculpem-me a falta de humildade.

A estimada cidade onde moro, São José, tem o nome do protetor das famílias, dos trabalhadores, dos carpinteiros, marceneiros, mestre de obras e administradores.

Por fim, Santo Adriano, Protetor dos Carcereiros e dos Ferreiros. Meu irmão caçula não é carcereiro, mas com o curso de Vigilante, trabalha numa unidade carcerária.

Onde quero chegar com tudo isso? Logo, logo saberão.

Certo dia, ao ler o nome dos santos e o dia correspondente deparei-me com São Lourenço. Descobri que a data do santo é 10 de Agosto. Foi então que soube o porquê de terem dado esse nome ao meu saudoso sogro. Ele nasceu nessa data.

Coincidentemente, descobri que ele é Padroeiro dos Cozinheiros.

Sua filha, consequentemente minha esposa, tem o dom da culinária. Prepara as melhores comidas. Trabalhou por muitos anos na cozinha do Lar Abdon Batista, em Joinville. A neta, vai pelo mesmo caminho. É graduada em Gastronomia e Confeitaria.

Ela, a respeito da avó que tanto ama, declarou: “Ela pode não vir te encher de beijos e abraços o tempo todo, mas acorda a casa inteira antes das 7 horas da manhã, batendo bife para fazer a milanesa. E jamais se importou ou reclamou de passar horas no calor da churrasqueira preparando as famosas tainhas assadas. Hoje ela está ainda mais moderna. Passa horas no Pinterest (vocês precisam ver ela pronunciando essa palavra), para achar novas invenções de moda, para surpreender quando vamos visitá-la. Então hoje eu entendo que sempre foi sobre isso, não só a comida, são declarações de amor, através dela. E sou muito grata por ter um exemplo tão sincero durante toda minha vida”.

O que aconteceu com São Lourenço é muito triste. O prefeito de Roma ordenou-lhe que entregasse o dinheiro e os livros de contas da Igreja. Ele distribuiu toda a riqueza pelos seus fiéis e, no dia seguinte, informou ao prefeito que teria todas as riquezas para lhe apresentar. Ousadamente, expôs uma multidão de crentes, pobres, doentes e protegidos da Igreja dizendo: “Estes são os verdadeiros tesouros da Igreja.”

O prefeito não gostou e respondeu: “Pagarás a fraude com a morte. Morrerás no fogo, em cima de uma grelha.”

São Lourenço foi colocado sobre a grade de ferro e, sentindo-se já o cheiro da sua carne assada, virou-se para o carrasco e disse ainda: “Já está cozido deste lado, vira e come.”

Esse é motivo porque São Lourenço é o Padroeiro dos Cozinheiros.

Que esse santo proteja todos os cozinheiros e lembre-se de minha esposa e neta, para que elas sempre tenham boa saúde para fazerem as excelentes comidas que sempre aprovamos e elogiamos.

Aroldo Arão de Medeiros

27/06/2024

AROLDO A MEDEIROS
Enviado por AROLDO A MEDEIROS em 27/06/2024
Código do texto: T8094577
Classificação de conteúdo: seguro