Ferida Aberta

O que você menos tem suportado nos outros, pode te ensinar algo sobre você mesmo, já dizia Lacan. A teoria do espelho, resume que tudo aquilo que lhe incomoda, no que diz respeito ao comportamento do outro, está na verdade te ensinando mais sobre você mesmo. Ela te mostra quais feridas ainda estão abertas.

Tudo o que está dentro de você , mal resolvido, aflora sob a forma de críticas, excesso de observações e preocupações com a vida alheia. Ou ainda, uma espécie de melindre mórbido, à flor da pele, como quem se ofende com tudo, levando ao máximo possível os acontecimentos para o lado pessoal. Tudo pode se tornar uma ofensa.

Ainda quando se tratar de uma ofensa, se você NÃO tem uma ferida aberta, não se sentirá ofendido. Ainda que a intenção do outro seja exatamente essa. Parece quase impossível, não? Mas é real. A conduta do outro, é do outro. Não precisa ser sobre você. Com suas feridas cicatrizadas e uma autoestima saudável, não será um grande sacrifício entender isso na prática. Quem tem a ferida da rejeição, por exemplo, geralmente se autocritica excessivamente. Uma espécie de vitimismo crônico. Quando se depara com um afastamento, esfriamento, indiferença, tem dificuldade de compreender que essa foi apenas a escolha do outro. Não significa que tenha algo de errado com ele. Mas se a ferida da rejeição estiver sangrando, não entenderá a escolha do outro e se sentirá rejeitado. Seu sintoma: isolamento, ansiedade social e muita insegurança. Se estiver cicatrizada, entenderá que foi apenas a escolha do outro. Não deu match, não houve afinidade, feeling ou seja lá o que você prefere conceituar. Simples assim. Algo que acontece com milhares de pessoas o tempo todo pelo mundo afora.

A ferida da humilhação, quando ainda latente, faz a pessoa se sentir como se a quisessem diminui-la, preterir, rebaixar. Geralmente seu sintoma é a compensação pela agressividade, ou ainda a fatídica manifestação da arrogância, da impáfia e do revide. Tipicamente aquele que "leva desaforo para casa".

Há ainda a ferida do abandono, em que pessoa é completamente dependente. Tem dificuldade de executar planos e tomar decisões sem o apoio de outras pessoas.

Seja qual for a sua ferida, escolha olhar para ela, e cuidar para que ela cicatrize. Ignorá-la, não fará com que ela deixe de existir. E o que é pior, provocará outras. Em você, e também com quem você convive.