Entre o branco e o preto há infinitas cores

Para a física, o branco é a combinação de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de todas elas. A luz quando emitida sobre um prisma translúcido, difunde-se em incontáveis e variadas cores. Isto serve para nossas vidas. Deveríamos aprender que, se entre o branco e o preto há infinitas cores, entre a "direita" e a "esquerda" há incontáveis opções.

As pessoas, entretanto, insistem em querer ver o mundo e fazer com que as outras também assim enxerguem que há somente duas opções. Nas igrejas, o discurso do bem contra o mal (também repetido na atual política partidária ideológica estúpida); nos comentários de textos, é sempre assim: se você discorda do Lula é porque é bolsonarista; se discorda do Bolsonaro, é lulista.

Seria miopia, glaucoma, ou algum outro problema, que impede as pessoas de saírem dessa bolha maniqueísta? O maniqueísmo é uma excelente arma de dominação utilizada pelos poderosos e inescrupulosos religiosos e políticos.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 26/06/2024
Código do texto: T8093949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.