MAÇÃ

Acredito que a maior parte das pessoas saibam o que é e que já tenham visto ou saboreado uma maçã.

Na Botânica, a planta está classificada como arbusto, membro da Família das Rosaceae, Gênero Malus, de origem asiática e é cultivada em todos os continentes.

Os seus pseudofrutos podem ser consumidos in natura ou em infinitas modalidades de utilizações da arte culinária (tortas, doces, sorvetes), em bebidas (cidras, licores, refrescos, chás), como vinagre para tempero ou conserva, além das propriedades terapêuticas para o trato intestinal.

A maçã quase sempre está presente nas pinturas do estilo natureza morta.

A China é responsável por 35% da produção mundial dessa fruta.

Vi o desenho na página de um facecoleguinha, no qual aparecem sentadas em torno da mesa várias figuras reais e mitológicas, cujas histórias das suas vidas estão ligadas à maçã e um garçom portando bandeja com uma bela fruta.

- Na cabeceira está Steve Jobs, fundador da empresa Apple de computadores, cujo nome se deve a recente visita à fazenda produtora de maçãs, quando o Sr. Jobs estava praticando uma das suas muitas dietas alimentares;

- A sua esquerda, a bruxa da historinha infantil, madrasta de Banca de Neve que, por invejar a beleza da enteada, usou a maçã para envenena-la;

- Em seguida Éris, a deusa da discórdia na mitologia grega. Única habitante do Olimpo não convidada para o casamento de Tétis e Peleu.

Durante a festa ela chegou trazendo uma maçã de ouro com a inscrição – para a mais bela.

Evitando se comprometer com o resultado e se dar mal com as perdedoras, Zeus determinou que Páris (filho do rei Príamo, de Tróia) fosse o juiz para escolher qual a mais bela entre Afrodite, Hera, Athena.

Afrodite, conhecedora de que os homens (quando verdadeiramente homens) se enamoram pelas belas mulheres, disse a Páris que se ela fosse a escolhida faria com que a mulher mais bela do mundo se apaixonasse por ele.

Acontece que essa mulher era Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta.

O final dessa história é a guerra de Tróia contada no poema Ilíada de Homero (o poeta cego).

Nessa luta entre gregos e troianos houve muitas mortes de ambos os lados e durou por tempo bastante para que o herói Aquiles (filho de Tétis e Peleu) participasse dela e morresse ao ser atingido no calcanhar pela flecha envenenada, disparada por Páris, para vingar a morte de seu irmão Heitor, cujo cadáver havia sido vilipendiado por Aquiles ao vingar a morte de Pátroclo, seu guerreiro favorito (talvez amante).

- Em seguida, o semideus Hércules, que no 11º dos seus doze trabalhos colheu os pomos de ouro do jardim das Hespérides que eram guardados pelo dragão de 100 cabeças. Hércules sustentou o mundo nos ombros, enquanto Atlas matava o dragão para ele poder colher os frutos.

- No canto da mesa, a criança, filho de Guilherme Tell que aparece sentado na outra cabeceira.

Este herói suíço, cuja história dos fatos reais se confundem com a mitológica versão de que, por não ter reverenciado o chapéu colocado num mastro com as cores austríacas, foi obrigado pelo governador do Cantão de Uri, a atirar uma seta com a besta fabricada por ele (a 50 passos de distância) na maçã colocada na cabeça do seu filho atado a uma árvore.

No desenrolar dessa história, o governador é assassinado pelo herói dando origem às lutas pela independência da Suíça do domínio dos Habsburgos.

- A serpente, personificação do conhecimento entre os egípcios e quem na historinha bíblica induz Eva a colher a maçã, símbolo da desobediência que é o pecado original;

- Em seguida, Adão e Eva, primeiros humanos na alegoria bíblica. Em língua latina, “malum” é palavra homógrafa para “a maçã” ou “o mal”. Talvez seja esse o motivo da associação entre a desobediência e a fruta;

- Em seguida Isaac Newton, cientista que dizem ter chegado à conclusão da gravitação universal depois que uma maçã lhe caiu na cabeça.

Diz a Lei – “matéria atrai matéria pela multiplicação de suas massas dividida pelo quadrado da distância entre elas” (m1.m2/d²);

- Por último, Branca de Neve, a jovem bela, educada e boa que provocou a inveja de sua madrasta.