Mulheres (in)felizes

 

 

A gente já sabe, já ouviu falar que mulheres felizes incomodam. Incomodam outras mulheres amarguradas, mas incomodam ainda mais os homens. Basta estar sorridente que você já chamará a atenção e pasme (!) negativamente. Há sempre alguém que vai pensar e às vezes até dizer: “que exibida”, “que mulher metida”, “essa gosta de aparecer”!

Nós, mulheres, não fomos criadas para a felicidade escancarada. Se é pra ser feliz que seja uma felicidade modesta, comedida e recatada. Ser engraçada, espontânea e barulhenta causa desconforto e é aí que está o “X” da questão: quem está disposta a se encaixar? Eu já respondo sem pestanejar: Não estou!

Eu sou uma pessoa animada. Se vou a uma festa é possível que eu passe oitenta porcento do meu tempo na pista de dança, ou conversando, contando piadas, fazendo palhaçada e me divertindo. Se não for pra ser assim, prefiro ficar em casa.

Sou animada no meu trabalho, gosto de ver as pessoas pra cima. Minhas aulas têm um bom astral, dou risada e convido os alunos a fazerem o mesmo. Claro que eu sei que sou amada e odiada por ser assim. Não ligo! Não vou mudar!

Mas há algumas coisas que incomodam. E não pensem que por eu não revidar, ou comprar briga que eu não percebo. São os comentários machistas. Quando vou à academia com meu marido, eu gosto de ficar dançando entre os exercícios, faço meus polichinelos girando, reproduzo dancinhas e tento animar as companheiras incentivando-as a pegar pesado. Esse é meu jeito. E hoje ouvi uma pessoa dizer ao meu esposo: “Apaga o fogo dessa mulher!” “Essa mulher sua tá animada, você tá precisando dar um jeito nela”.

Talvez os homens não entendam ainda o quanto um comentário como esses pode ser ofensivo. Nunca vi ninguém dizer ao rapaz grandão e desengonçado, que dança, que grita com todo mundo, que anima a turma, que ele “é fogoso”, que precisam “apagar o fogo dele”, ou que sua namorada (que treina junto) precisa “dar um trato” nele. Isso aconteceu comigo porque eu SOU MULHER!

Escolhi não discutir porque estava feliz demais pra me deixar abalar por isso. Mas vou dizer, isso é feio, é chato, é desagradável. Se minha felicidade incomoda você, mantenha distância porque eu escolhi ser feliz, divertida e animada e não vou mudar porque você tem um julgamento acerca da felicidade feminina que não coincide com quem eu sou. E quem sabe de mim sou eu, portanto, sua opinião não me define e muito menos vai me fazer ser diferente.

Seguirei dançando desengonçada, porque tenho praticamente dois pés esquerdos para a dança, mas amo dançar. Seguirei fazendo barulho. Seguirei indo malhar de batom. Seguirei sendo do jeitinho que sou. Recuso-me a ser uma pessoa amargurada, sem graça e infeliz.

Os incomodados, que me retirem da sua lista. Se eu não puder dançar na festa, nem vou.