COMPLEXO DE BOBO DA CORTE

O bobo da corte é assim chamado pela plebe por este se achar parte da corte. No exercício dissimulado para além da arte visceral, ele esfola-se de dentro pra fora no desespero de agradar ao rei nu e a rainha de copas. Vassalos mais inescrupulosos do reino o veem como o mais miserável dos seres, posto que ao mesmo tempo, desperta sentimentos de desprezo e inveja, pela capacidade eventual de entreter os monarcas com sua indignidade, quando a maioria dos outros súditos que ali também rastejam, não ousaria se rebaixar tanto, às vistas de todos.

Mas o pior desempenho do bobo da corte é justamente quando ele não está destilando sua vergonhosa malicia aos pés da realeza. É comum que o bobo da corte desfile em postura sínica e indiferente diante da sorte injusta dos outros plebeus. Pensa ele estar quem sabe, níveis e níveis acima do povo, por ter seu “talento” reconhecido pela monarquia em suas lamentáveis exibições.

O artista que se sabe plebeu, com naturalidade vende sua arte livre também e inclusive para a nobreza a justo preço, é chamado apenas de bobo, pelos verdadeiros bobos da corte, que por sua vez, nunca foram artistas, mas apenas artesãos replicantes dos desejos de seus senhores, pois seria essa a sua única cultura.