VOCÊ ACREDITA EM PECADO?
Se existe uma palavra polêmica em nossa sociedade, pecado é sem sombra de dúvidas uma delas. Para muita gente, isso não existe e não faz o menor sentido. Acreditar que uma simples palavrinha em pleno século 21 no auge da racionalidade, tecnologia e ciência tem alguma relevância para o dia a dia, é para essas pessoas a coisa mais absurda, obscura e retrógrada do mundo. "Que nossos atos serão um dia julgados por um ser transcendental que sequer sabemos que existe," diriam, é andar totalmente para trás, finalizariam.
Por outro lado, há pessoas que acreditam sim em pecados, mas vão além e o enxergam em praticamente quase tudo na vida, por exemplo: Ir ao cinema, à praia, tomar uma cerveja (com moderação) jogar futebol, ir a um restaurante, show ou evento com músicas seculares, ou seja, do mundo, usar batom, camiseta regata, etc, sejam atos pecaminosos. Para essas, do levantar ao deitar há pecado a se procurar.
No entanto, em um conceito bíblico mais sério, nem um e nem outro grupo está correto, vejam: O primeiro grupo porque nega algo extremamente empírico, ou seja, visível para todos que queiram vê. Não é preciso ser especialista em história, sociologia, filosofia ou em comportamento humano para perceber que há muita coisa errada desde que o mundo é mundo. Que não era para ser assim!
À inveja, ganância, mentira, embriaguez, fome, pedófila, as guerras, escravidão, o racismo, nazismo, aborto, infanticídio, estupro, machismo, tráfico de drogas, adultério, etc, mostram que há um mal no mundo e que ele é perceptível por todos. E, tudo isso segundo à bíblia são consequências da desobediência dos seres humanos em relação ao Deus da criação.
Já o segundo grupo peca paradoxalmente porque enxerga pecado em tudo. Não entendem (ou não querem) que Deus mesmo tendo muitos seres humanos o rejeitando não deixou de dar a eles dons para, por exemplo: criar, cuidar, ajustar, embelezar, etc, o mundo. Que apesar de um médico ou cientista (só a título de exemplos) não crerem na sua existência isso não impede que aprendam medicina e ciência. Ou, que um músico, artista ou esportista independentemente se irão louvá-lo com à música, fazer uma peça teatral bíblica ou praticar esportes apontando as mãos para o céu agradecendo, deu lhes talento!
Enfim, o pecado está aí seja para quem não crer nele, seja para quem exageradamente crê. Ao final: ambos estão pecando!🤷🏽♂️