Entre Sem Bater - Os Mentirosos

Epicteto disse:

"... os mentirosos são a causa de todos os pecados e crimes do mundo ..."(1)

É provável que os ensinamentos de Epicteto sobre a filosofia estavam muito adiante do tempo em que ele viveu. Atualmente, os estoicos ou simulacros de filósofos se esforçam até para entender o que os filósofos clássicos tentavam transmitir. As aparências(2), hoje em dia, com as redes sociais, transcendem o que devem representar para a mente do ser humano. Dentre os conceitos da sociedade que mais evoluiu é a ideia sobre os mentirosos.

OS MENTIROSOS

As mentiras e os mentirosos ganharam status na sociedade moderna. Se por um lado este avanço nos conceitos é um grave problema social, por outro lado permite que profissionais da saúde mental prosperem. Com toda a certeza, sociopatas, psicopatas, mentirosos, falaciosos e congêneres não tem uma solução racional.

O mau comportamento destas pessoas recrudesceu de maneira avassaladora com as redes sociais, perfis falsos e o anonimato. E, como se não bastasse, alguns mentirosos acumulam outras características que os tornam muito piores do que realmente são.

Avaliemos, por exemplo, aquele imbecil da aldeia de Umberto Eco referenciou e que não consegue concatenar 280 caracteres inteligíveis. Basta a ele ter algum dinheiro, pagar por uma conexão e ficar compartilhando mentiras. A maioria destes sujeitos inclusive usam de suas "autoridades" em assuntos específicos para tentar se apresentar como pensadores. Não passam, inquestionavelmente, de farsantes digitais, que arrebanham a simpatia de iguais a ele.

FRASES

O tema é tão vasto que muito além da frase de Epicteto, muitos pensadores tentam explicar o fenômeno, sem meias palavras. É provável que antropólogos, sociólogos e profissionais do ramo consigam escrever muitos livros a partir de frases simples. Reproduzimos a seguir algumas que são muito anteriores à era da informação e tecnologias da atualidade. Entretanto, são frases que deveriam estar em espaço fixo de grupos nas redes sociais, ou fazerem parte das regras de espaços digitais.

"A única coisa pior que um mentiroso é um mentiroso que também é hipócrita!" Tennessee Williams

"Não estou chateado por você ter mentido para mim, estou chateado porque de agora em diante não posso acreditar em você." Nietzsche

"Os porcos são sujos, mas vou lhe contar algo mais sujo: Mentirosos! A mentira sempre cheira a lixo podre!" Mehmet Murat Ildan

"Se você é realmente bem-sucedido em mentir, isso significa que você não anda com pessoas suficientes e mais espertas do que você." Neil deGrasse Tyson

"Um herói deve ser honrado, deve ter honra. E você não pode ter honra se for um mentiroso. Não há honra em mentir." Jessé Ventura

Alguns termos parecem impróprios mas, certamente, aplicam-se com mais presença na realidade das redes sociais. São milhares de frases, a maioria teve a construção e reflexão séculos atrás, e continuam atuais. Desse modo, escrever textos sobre qualquer uma delas e mostrar às pessoas que aplicam-se atualmente, é muito fácil.

A frase de Nietzsche, em associação com o pensamento de Epicteto é que mais nos preocupa. Existem diferenças fundamentais e importantes entre mentir, esconder a verdade ou dizer meias-verdades(3).

SOCIEDADE DOENTE

Estamos vivendo, inquestionavelmente, na era da desinformação e da mentira(4). E, parafraseando Nélson Rodrigues, não podemos com eles, eles são muitos e experts na arte de enganar as pessoas. O debate do tema é tão amplo que as visões de cada pessoa permite infinitas possibilidades de discussão. Contudo, em qualquer espaço virtual que você, leitor, conviva, será um crime chamar alguém de mentiroso. E, para piorar, se a mentira é algo que alguém produziu e os mentirosos só compartilham, não adianta nem mostrar algum fact check.

A tragédia e a podridão da sociedade avança quando alguém, com alguma autoridade técnica, por exemplo, usa desta posição para fazer proselitismo. Desse modo, ao que disse Tennessee Williams podemos adicionar outros adjetivos como proselitista, canalha e outros. Enfim, sempre pode piorar quando se trata de humanos que querem o poder sobre outros humanos, como os mentirosos são.

A revolução digital, sem dúvida, ampliou o espaço para a proliferação sem controle de mentirosos contumazes. Decerto, essas pessoas encontraram nas redes sociais um terreno fértil para expandir sua influência e alcançar um público cada vez maior.

Uma das razões pelas quais os mentirosos contumazes prosperam nas redes sociais é a estrutura das próprias plataformas. Redes como Facebook, Whatsapp, Twitter e Instagram visam maximizar o engajamento, incentivando conteúdos visando reações emocionais intensas. Infelizmente, as mentiras são mais sensacionais do que qualquer verdade, capturando a atenção dos incautos e propagando-se rapidamente.

Os algoritmos das redes sociais favorecem esse tipo de conteúdo, pois ele gera mais cliques e compartilhamentos, que os mentirosos adoram.

SOCIOPATAS NO PODER

Assim sendo, estas categorias, a maioria com deficiências comportamentais graves, praticam o conluio, a conspiração e falsidades. E são como sociopatas tradicionais, iguais no mundo real, não sentem empatia por nada, só hipocrisia e indiferença.

Além disso, a necessidade humana de pertencer a grupos e ter aceitação de outros desempenha um papel crucial nesse cenário. As pessoas tendem a se agrupar em comunidades online que compartilham seus valores, crenças e opiniões. Esse fenômeno (bolhas de filtro) cria ambientes onde as informações falsas circulam livremente sem o contraditório. E qualquer um que ousar refutar ou debater o tema, apontando os erros dos mentirosos, sofrerá punições até reais.

Este é o novo "normal" dos grupelhos sob domínio de sociopatas.

Infelizmente, quando pessoas encontram conteúdo que confirma suas crenças preexistentes, eles compartilham essas informações, mesmo as falsas. Os mentirosos exploram essa dinâmica, disseminando mentiras que reproduzem seus preconceitos e desejos de seu público-alvo. É comum, por exemplo, que uma pessoa racista ou misógino, não tendo a coragem de expor este comportamento, compartilhe mentiras. Em última análise, ele se eximirá dizendo: "... compartilhei como recebi ...".

O mais grave é a conivência criminosa dos que acobertam mentirosos contumazes em grupos de gente covarde.

COMBATE INÚTIL

Nesse ínterim, entramos em mais um ano eleitoral e com a explosão da IA regenerativa, alguns tentam frear o avanço dos mentirosos. Em vão serão todas estas ações pois haverá a justificativa de que "... foi a IA ...". As tecnologias e ferramentas para frear os mentirosos serão inúteis se as plataformas continuarem defendendo esses criminosos.

Assim sendo, o anonimato e a privacidade das redes sociais também facilitam o comportamento enganoso. A ausência de interações face a face reduz a responsabilidade pessoal e a possibilidade de consequências imediatas para aqueles que mentem. Isso encoraja indivíduos a disseminarem desinformação sem medo de represálias. Além disso, a velocidade e o alcance das redes sociais permitem que as mentiras se espalhem rapidamente, antes de qualquer verificação.

Para combater esta matilha é necessário um esforço conjunto entre plataformas, usuários e legisladores. As empresas de tecnologia precisam implementar algoritmos e políticas mais eficazes para identificar e limitar a disseminação de desinformação. Ao mesmo tempo, os usuários deveriam ter educação e civilidade. Em outras palavras, deveriam pensar na verificação de fatos, na reflexão e no pensamento crítico, desenvolvendo uma resistência às mentiras. Legisladores(*) também podem desempenhar um papel ao criar regulamentações que responsabilizem as plataformas e os mentirosos.

Enfim, enquanto as redes sociais trouxeram inúmeros benefícios para a comunicação global, elas alimentam os mentirosos. A luta contra a desinformação é complexa e exige vigilância constante e colaboração entre todos os setores da sociedade.

A ascensão de deficientes patológicos, como os mentirosos, a partir das tecnologias modernas e redes sociais, deveria servir de alerta para a sociedade. O ódio(5) que as mentiras e meias-verdades gera contaminou nossa sociedade mortalmente.

DICA FINAL

Em qualquer conversa informal, se você ouvir alguma das seis frases a seguir, certamente você estará diante de um mentiroso.

1. "Pra ser honesto..."

2. "Eu nunca faria isso!"

3. "Confia em mim."

4. "Por que eu mentiria?"

5. "Não lembro."

6. "Foi sem querer."

Até Epicteto sofreu banimento por desmascarar mentirosos. Fuja para as montanhas se você anda com gente que fala estas frases em qualquer conversa, proteja-se. #TAOQUEI?

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Esta frase é completamente retórica pelo fato de que os mentirosos das redes sociais estão se elegendo graças a seus seguidores.

(1) "Entre Sem Bater - Epicteto - Os Mentirosos" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/06/25/entre-sem-bater-epicteto-os-mentirosos/

(2)  "Entre Sem Bater - Epicteto - As Aparências" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/07/29/entre-sem-bater-epitecto-as-aparencias/

(3) "Entre Sem Bater - Alfred North Whitehead - Meias-Verdades" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/05/06/entre-sem-bater-alfred-north-whitehead-meia-verdade/

(4) "Entre Sem Bater - Francis Bacon - A Mentira" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/01/entre-sem-bater-francis-bacon-a-mentira/

(5) "Do ódio gerado pelas meias-verdades" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/07/23/do-odio-gerado-pelas-meias-verdades/