CLÃ DE CUXE (Gênesis 10:6)

OS NÚBIOS foram os primeiros habitantes do Vale do Rio Nilo no princípio da civilização artesanal (3300-700 a.C.), povo nativo do Reino de Cuxe.

OS ACADIANOS [Gênesis 11:2, 2334-2154 a.C.], os descendentes de Nimrod [Gilgamesh de Uruk, † 2500 a.C.] da civilização sumeriana [Gênesis 11:1, 4500-2154 a.C.], tinham origem cuxita. O reinado de Nimrod incluía as seguintes cidades da terra de Sinear: Babel, Erech, Acad, e Calné. Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel e da sua torre. Sobre este homem, Flávio Josefo († 100 d.C.) escreveu:

“ Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas. „

A Torah fornece uma breve descrição relativa a Nimrod. O significado do seu nome, rebelde, indica tratar-se de uma espécie de anti-herói indesejável. Nimrod foi um rei que Deus jamais aprovaria, por não ter se curvado debaixo da coroa e soberania de YHWH, e ter feito tudo contrário à sua vontade e juntar todas as pessoas numa só cidade em vez de se espalhar pela terra, como Deus fez quando felizmente confundiu a língua de todas as gentes e lhes espalhou por todo o mundo.

O Reino de Cuxe foi um antigo reino africano situado ao sul de Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do rio Nilo, onde hoje se localiza o Sudão. Estabelecido após o colapso da Era do Bronze e da desintegração do Reino Novo egípcio, tinha como centro a cidade de Napata em sua primeira fase.

Após a invasão do Egito pelo rei Cáchita, no século VIII a.C., os reis cuxitas reinaram também como faraós da 25ª dinastia egípcia por um século, até que foram expulsos por Psamético I, em 656 a.C. Durante o mundo filosofal pré-islâmico a.C., a capital do Reino de Cuxe foi Meroé. Para os geógrafos gregos antigos, o império meroítico era conhecido como Etiópia. O Reino de Cuxe persistiu até o século IV d.C., quando perdeu força e se desintegrou devido a rebeliões internas.

Os povos núbios ou “africanos orientais” [OS ETÍOPES, OS TIGRÍNIOS do mundo feudal árabe d.C., OS SOMALIS, OS DINKAS, OS MERINAS dos burgos franceses d.C., OS ABORÍGENES da Pangéia do mundo antediluviano a.C.] do mundo filosofal pré-islâmico a.C., descendem dos cuxitas a.C..

Crioulomano
Enviado por Crioulomano em 24/06/2024
Reeditado em 30/07/2024
Código do texto: T8092927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.