TENHO PENA DOS ESCRITORES FAMOSOS

Tenho pena dos escritores famosos que se vêem plagiados em textos que jamais escreveriam. Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo e até o Nobel português José Saramago tem seus nomes atrelados a textos medianos e até medíocres.

Recentemente vi no Facebook um texto atribuído ao genial escritor Luís Fernando Veríssimo, com direito a foto do autor no final e tudo mais. Trata-se de um texto chulo, narrado por um senhor aposentado que tenta cantar uma bela mocinha. Lá pelas tantas, "Luis Fernando" usa as expressões "PQP" , "rabo' e "peido."

Ora, quem conhece um pouco a escrita refinada do autor gaúcho, filho do também genial Érico Veríssimo, sabe que ele jamais utilizaria expressões de baixo calão, pois é conhecido por sua elegância ao escrever e por seu humor fino e irônico.

Isso quando seu nome não é atrelado a textos de auto ajuda rasa e banal, como cheguei a ver numa prova de concurso que fiz, onde o texto de português escolhido dizia-se ser de autoria de Veríssimo, mas parecia aqueles textos megarromânticos que as adolescentes de antanho copiavam em seus cadernos e diários.

As redes sociais facilitaram ainda mais esse plágio descarado, por que qualquer um pode publicar as besteiras que lhe vierem à cabeça, atribuindo a um escritor ou poeta famoso. Não existe um filtro para bloquear esse tipo de publicação e dificilmente se consegue denunciar o autor de tão famigerada postagem.

Isso por que tem muita gente que curte e comenta essas postagens, acreditando piamente que o autor citado escreveu aquele festival de besteiras ou lugares comuns.

É próprio da ignorância de quem pouco lê, mas curte toda e qualquer besteira que se posta no Facebook e no Instagram. Ninguém se dá ao trabalho de pesquisar as fontes de tal material antes de curtir e comentar.

Sorte que não corro o risco de me ver plagiado em textos, isso por que não sou famoso igual a uma Martha Medeiros ou o citado (e muito plagiado) Luís Fernando Veríssimo.

Escrevo umas mal traçadas linhas no jornal de minha cidade e umas besteirinhas poéticas neste site de textos e de poesias, onde supostamente existe um filtro que não permite a citação ou cópia do texto sem a devida citação do autor. Dificilmente meus textos se tornarão clássicos a ponto de meu nome ser atribuído a textos que eu jamais escreveria.

Mas é um ultraje a nomes de pessoas que tanta coisa boa escreveram para nos encantar e ensinar. É um desserviço que uma arte tão nobre como a Literatura não merece.