Você só precisa de Espaço e Tempo

Uma vez li que deixar de amar alguém ou superar uma relação findada passa por espaço e tempo.

Espaço: sobre os distanciamentos dos corpos, quanto mais os corpos estiverem distantes a regeneração vai ficando mais fácil.

E tempo: sobre deixar que o tempo vá apagando e nublando as memórias ruins, mas principalmente as boas, pois essas são o verdadeiro problema.

Nos primeiros dias, tudo parece desmoronar. Cada canto da casa guarda um vestígio da presença do outro. O perfume que ainda impregna as roupas, o eco das risadas compartilhadas, o nome fresco na língua, os objetos que agora parecem deslocados, como se estivessem fora do contexto.

A proximidade dos corpos amplifica a dor. Mas o espaço, aquele que antes era preenchido por uma presença constante, agora deve ser ocupado por um vazio necessário. Algumas pessoas não suportam esse vazio e tratam logo de colocar um substituto. Distanciar-se é permitir que o coração respire.

É abrir janelas para que o ar novo entre e leve consigo as partículas de uma história que já não pertence ao presente. Caminhar por ruas desconhecidas, explorar lugares, criar memórias novas sem aquela presença tão comum.

O espaço físico ajuda a reorganizar o emocional. Cada quilômetro entre os corpos é um passo rumo à liberdade interior, um convite à redescoberta de si mesmo.

E então vem o tempo, esse escultor silencioso que esculpe nossas memórias com a paciência de um artesão. No início, parece cruel, arrastando-se lentamente, cada segundo uma eternidade de saudade. Mas, pouco a pouco, o tempo revela sua magia. As lembranças ruins perdem o peso, dissolvem-se como areia ao vento. No entanto, são as boas que resistem, as que mais demoram a partir. São elas que nos prendem, que nos fazem duvidar se fizemos a escolha certa. Mas o tempo, sábio como só ele, também sabe como lidar com elas.

As lembranças boas começam a ser envoltas em uma bruma, tornam-se menos nítidas, menos dolorosas. E, em algum momento, deixamos de viver nelas para apenas visitá-las ocasionalmente. Superar é um processo de aprendizado contínuo. É entender que o espaço e o tempo são aliados poderosos.