CARTA A UM AMIGO DERROTADO - CRÔNICA

https://coisasdemendes.blogspot.com/2024/06/carta-um-amigo-derrotado-cronica.html

CARTA A UM AMIGO DERROTADO

... Sabe amigo, quando tomei conhecimento do que havia acontecido contigo, fiquei realmente chocado e triste.

Gostaria de estar, agora, aí, junto de ti para poder te consolar, te dar aquele abraço de amigo de verdade que sempre fomo. Não te dar conselhos, mas para te apoiar, te dar um conforto para que talvez possas novamente levantar a cabeça e olhar nos rostos das pessoas como se nada tivesse acontecido; mas, infelizmente algumas centenas de quilômetros nos separam e me impedem de lhe dizer tantas coisas que eu sei tu gostarias de ouvir, pois nossa amizade foi e continuará sendo , embora afastados, a mesma de quando andavamos correndo pelas ruas brincando e depois de crescidos, adolescentes, namorando.

Não te desespere, isto acontece com qualquer pessoa quando perde a cabeça e sente sua moral ultrajada e conflitada. Tu sempre fostes uma pessoa muito alterada, pavio curto; lembro-me das brigas que provocavas e eu as apaziguava. Mas agora, infelizmente, pela maneira como a vida nos conduziu e para onde nos levou, eu não estava ao seu lado para te segurar neste impulso terrível que só veio a te prejudicar.

Caro amigo, daqui de longe, apenas conversando através desta, só lhe posso dizer que não se abata por isto, sei o quanto é difícil, deves, inclusive, estar pensando ‘é fácil dizer isso porque não é ele que está aqui, preso’, mas se és inocente, um dia a justiça virá e tu serás o mesmo homem que outrora fostes. A justiça, mesmo que tarda, um dia virá.

Soube de tudo através do jornal e de falatórios, portanto, não creio que seja como li e soube. Gostaria de saber por ti sobre esta história de tóxicos e assassinatos. Espero um dia podermos esclarecer tudo isto, mas, saibas, que não importa o que seja, sempre serei teu amigo, e para mim, continuas sendo aquele cara que posso confiar.

Não acredito em nada do que falam porque sempre fostes tão correto e preocupado com o que teus pais sentiriam, deixava de fazer muitas coisas que o normal seria fazer, porque temias que teus pais descobrissem e ficassem decepcionados contigo. Por isso tudo que fiquei indignado e incrédulo quando li tantas coisas absurdas a teu respeito, então tratei logo de te escrever, visto que ir até aí, no presídio, te encontrar, é impossível.

Espero que recebas esta como uma forma de poder te ajudar, como um grande amigo que sempre fui, que te defenderá até mesmo quando estiveres nas piores encrencas, como esta.

Se precisares de mim, chame-me, que eu irei, não importando a distância que estejas.

Gostaria de falar e escrever mais, mas não consigo expressar tudo o que estou sentindo. Sendo assim, despeço-me com toda a amizade que sinto por ti e desejando que a justiça esteja ao lado de quem é justo.

Espero resposta. Escreva-me.

Um forte e carinhoso abraço do sempre amigo....

(texto escrito em 07/07/1981 – texto real, mas nem tanto)