QUATRO LONGOS ANOS DE GUERRA ENTRE IRMÃOS... * 11h26min.

Assisti no Youtube um documentário muito bem feito: A guerra civil americana, - 1861/1865, o documentário tem a duração de 1h34min, razão pela qual assisti em três “sessões”.

Abrahan Lincoln, fora eleito 16ª. Presidente dos EUA, encontrando um país dividido, os “nortista”, além da agricultura, estavam optando pelos primeiros passas da indústria, enquanto os “sulistas”, se dedicavam inteiramente a agricultura, havia, um, porém, grande parte da mão de obra era executada por escravos...

Os estados do norte, grande parte dos escravos foram libertados, e, queriam que isto ocorresse em todo país. Os estados do sul não, pois, dependiam da mão de obra dos escravos, era indispensável, com destaque as grandes plantações de algodão, que estava rendendo grande lucros aos produtores, pois, praticamente toda a produção era exportada para a Inglaterra...

Após alguns “entreveros”, os estados do sul, fizeram sua independência da União, com sua bandeira, leis e seu presidente, não muito tempo depois, começou a guerra entre irmãos, os Confederados e os da União, foram quatro anos de sangrentas batalhas, de irmãos contra irmãos, e as batalhas iam se alternado, vitórias de um lado e derrotas de outros, em certo momento os Confederados, estiveram nas cercanias da capital, Washington...

Pasmem! Também houve batalhas navais, com rudimentares embarcações de guerras e até precários submarinos...

Houve, nestes longos quatro inúmeras anos sangrentas batalhas, e pasmem! Algumas com mais 20 mil mortos.

As coisas ruins um dia começam e, felizmente um dia chegam ao fim, como esta Guerra da Sucessão, em que os irmãos do norte foram “vitoriosas”, isto em 9 de abril de 1865, o mandato do presidente Abrahan Lincoln, terminaria em 15 abril, de 1865, com um país dividido, que levariam muitos anos para serem “esquecido”. Cinco dias antes do fatídico dia 15, Lincoln, tivera um sonho e narrou a um seu amigo mais íntimo, que acabou até colocando o relato num papel. No sonho o presidente se dirigiu a sala onde estava sendo velado um morto, velado por soldados, e perguntou a um deles: quem é este que está no caixão? O soldado respondeu a ele: então você sabe que nosso presidente foi assassinado?

Cinco dias depois, Lincoln, estava no teatro Casa Petercen, quando inesperado fanático sulista Warp Hil Lemon, adentrou em seu camarote, e, acerto tiros que ceifou sua vida, e o sonho se tornou uma realidade. *

O “balanço”, final desta guerra civil, é estarrecedor: Um milhão e 30 mil mortos, 800 mil feridos, muitos com lesões e sequelas irreversíveis. Tudo provocado pelo egoísmo exarcebado e orgulho, que não deixam de ser “nódoas” d´alma. 12h45min.

Curitiba, 21 de junho de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas e nomes compilados da Wikipédia. O sonho de Lincoln: Grande Livro do Maravilho e do Fantástico. Abrahan Lincoln, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, Condado de La Rue, Falecimento Casa Perterson,, Washngton em 15 de abril 1865, 56 anos.

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.contedudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/06/2024
Código do texto: T8091946
Classificação de conteúdo: seguro