RIO GRANDE DO SUL

Quem leu os Veríssimo, pai e filho, não pode deixar de amar o Rio Grande do Sul.

As descrições do gaúcho dos pampas em seus pagos, feita pelo pai e as crônicas do filho, nos trazem os encantos do RS de outrora.

Povo alegre e trabalhador que expandiu as fronteiras agrícolas do Brasil.

Hoje temos gaúchos espalhados por todo o Brasil, e como os judeus não perdem suas características natas. Onde quer que estejam, os acompanham o chimarão e o churrasco e seus apetrechos, e constroem seus Centros de Tradições Gaúchas.

No transporte de cargas há mais gaúcho do que caminhões.

Pelo seu jeito alegre e brincalhão, há muitas chacotas sobre o machismo gaúcho.

Comigo, um Fiscal de trânsito de mercadorias, solicitei ao motorista gaúcho os documentos do veículo, ele de pronto respondeu:

- Que isso seu fiscal, lhe dou qualquer coisa, menos o documento do caminhão.

E, eu

- Ce tá louco gaúcho, só quero os documentos do caminhão!

Virou chacota na repartição.

As vezes tinham que ficar retidos dias a beira da Fernão Dias, a espera da regularização da mercadoria transportada. Faziam sua própria comida na cozinha, composta de um simples fogareiro e uma panela de pressão, invariavelmente era o arroz a carreteiro e uma saladinha de tomate e alface. Se passassemos por perto éramos convidados a almoçar com eles. Dava vontade, mas recusavamos para evitar constrangimentos entre o fiscal e o fiscalizado.

Nas férias escolares levavam os filhos na boleia, lembro me de uma menina linda me entregando a nota fiscal, notei que era da cidade da Gisela Būndchen, Horizontina - RS, perguntei para ela,

-Lá na sua terra todas as meninas são bonitas assim.

Ela sorriu.

Agora, eu aposentado procuro identificar rostos conhecidos na tragédia televisionada.

Emocionei me ao ver uma faixa de um comboio de caminhões chegando ao RS com os dizeres,

"AGUENTA GAUCHADA É O MATO GROSSO CHEGANDO"

Deveria ser umas 20 carretas cheias de doações, provavelmente de gaúchos que migraram para outros cantos do Brasil.

Com a ajuda de todos, o Rio Grande do Sul com este povo laborioso, em pouco tempo, continuará a ser GRANDE como sempre.

Defranco
Enviado por Defranco em 23/06/2024
Código do texto: T8091930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.