São João na minha infância

Na minha infância lá pelos idos de 1971, morávamos no Curuzu, Liberdade, tínhamos uns vizinhos comerciantes eles tinham casas de aluguel, entre outros bens, todos os anos no mês de junho era a maior festança, trezenas de santo Antônio e uma grande festa na véspera do dia de São João.

Minha mãe como boa costureira que era fazia vestidos de caipira para mim e minha irmã, que por sinal não gostava, meu irmão também era vestido a caráter .

As três filhas desse casal amava festas, além de forró rolava todo tipo de som, na mesa não faltava as comidas, amendoim cozido, milho, canjica, bolo de carimã e de aipim.

Eu me sentia muito alegre, essa data sempre foi muito especial para mim, muito mais que o carnaval, cedo eu já me arrumava e esperava anoitecer para soltar fogos, o meu preferido sempre foi a cobrinha.

Enfim depois de toda essa espera de correr , comer , subir, descer, ir de casa em casa perguntando, São João passou por ai?

Para provar outras delícias principalmente o queijo de cuia que eu adoro. Me cansava tanto! Tanto! Que a festa começava as dez da noite, nesse meio tempo eu já estava dormindo.

Os três anos que moramos nesta rua acontecia do mesmo jeito, só ouvia no outro dia os comentários a respeito da festa

.

Mas, mesmo assim ficava contente pois tinha curtido tudo intensamente, hoje sinto muitas saudades e observo que essa tradição ficou num passado remoto.

Clara de Almeida
Enviado por Clara de Almeida em 23/06/2024
Código do texto: T8091889
Classificação de conteúdo: seguro