O GRANDE DESAFIO
A princípio vale reconhecer a dificuldade natural de compor uma boa crônica, necessita tanta criatividade quanto qualquer outra área literária. Envolve narrativa, imaginação, criatividade entre vários tantos recursos existentes nesse campo da escrita. Em seguida brota o grande desafio de conquistar o leitor, em especial os habituados a textos concisos e curtos.
Muita gente foge do textão talvez por preguiça mental ou qualquer outra razão, plausível ou não. Aqui denominar de textão não carrega significado pejorativo, inúmeros trabalhos nesse naipe oferecem leitura agradável, saborosa até para a alma. Nesse sentido pouco importa a dimensão da obra apresentada, vale o interessado em ler algo embarcar e degustar o assunto verificando a capacidade literária do autor.
O título precisa ser atraente e sucinto para induzir à leitura. Por mais que o contexto não desperte boas sensações, titularizar adequadamente atrai desejo e curiosidade de abrir a porta da imaginação viajando pelo coração da crônica. Que pode até não ser tão excelente quanto o texto, mas foi lida devido à beleza do título.