"CHORAR NO COMEÇO PARA SORRIR NO FIM"

Esta frase da atleta Marta da seleção brasileira de futebol a princípio pode não ser entendida para os amantes do esporte em geral. Mas ela já deixou bem claro o seu significado com voz embargada e lágrimas nos olhos por ocasião da perda de mais um título brasileiro há alguns anos. Embora pareça um tanto paradoxal, a frase tem sim muito sentido e merece reflexão para todas as equipes que participam de uma competição em qualquer esporte. Pois, considerando que é praticamente impossível viver só de vitórias, uma derrota uma hora vem. Ninguém é invencível, esta é a lógica, a verdade. Então ela usou de uma premissa como se optasse por um momento de escolher uma derrota. Só que se passa de uma hipótese, sem dúvida. Afinal, pensando bem, toda empolgação de várias vitórias seguidas pode vir por terra num momento crucial em que duas equipes em confronto estão ali sem nenhuma percepção e muito menos desejo de perder. É aquele momento de um sorrir e o outro chorar. Sendo assim, voltando ao que disse a nossa maior jogadora de futebol, se é pra perder que isto aconteça no começo da competição para que algum erro fatal não se repita numa final, sendo assim que o choro no começo possa ser substituído por um sorriso no fim, com toda a lógica do mundo. Escrevi este longo preâmbulo só para citar a veracidade deste pensamento agora com relação à nossa seleção de vôlei feminino, que na Liga das Nações começou atropelando quem vinha pela frente com toda euforia do mundo. E na hora do filé mignon amarelou fazendo jus à camisa usada sempre nestas ocasiões, e então capotou duas vezes seguidas, ficando só no cheirinho por uma mísera medalha de bronze, não foi nem de prata. E as Olimpíadas estão às portas. Que o Zé Roberto e suas comandadas escrevam isto em alguma lousa durante as concentrações e que não venham se repetir tal decepção.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 23/06/2024
Código do texto: T8091856
Classificação de conteúdo: seguro