O São João mudou foi?
Chagaspires
O São João da minha terra está muito diferente.
Antigamente em cada casa se fazia uma fogueira.
E a noite no terreiro ela iluminava; clareando tudo em volta.
Uma belezura de noite que junto com as estrelas do mês de junho ofuscava quem olhava .
Minha mãe assim contava que Deus colocava São João para dormir pois se ele ficasse vendo os festejos aqui na terra teria vontade de vir e se ele vinhesse o mundo teria que acabar.
E tudo aqui deixaria de existir.
As ruas embandeiradas.
As moças bonitas nas calçadas.
As músicas e as danças no terreiro.
Tudo isso fazia o São João do Nordeste o melhor do solo brasileiro.
A coisa agora está diferente.
Não se sai nem na rua porque por segurança o povo tem medo de sair.
Eu não sei se eu mudei ou quem mudou foi o São João; ou se é coisa dos últimos dias.
Tem misericórdia meu Deus do povo do mundo.
Interação
Jacó Filho
FESTA DE SÃO JOÃO/// Durante as festas com cirandas,/ Assistia casamentos de mentira./ E nesse dia Eu vi que da varanda,/ Uma morena me olhando, suspira./// Bem no dia que seu Pai comanda,/ Mas os olhos da gente, não retira./ Durante as festas com cirandas,/ Assistia casamentos de mentira./// Perguntava ao Santo como anda,/ Aquele amor que tanto lhe pedira,/ Bem no dia que seu Pai comanda,/ Mas os olhos da gente, não retira./// Para Ele sua filha era uma santa,/ Pra mim um anjo que me admira./ Perguntava ao Santo como anda,/ Aquele amor que tanto lhe pedira,/// E nesse dia Eu vi que da varanda,/ Uma morena me olhando, suspira./// (Reedeição0 Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
Para o texto: O São João mudou foi?