Nossa Griô ou Homenagem para Dona Jacira Roque

O perfume de seu café é famoso.

Ela cultiva plantas e temperos na horta do seu quintal e faz pães sublimes e comidinhas deliciosas na sua cozinha. Espaço de alquimia . Ela se intitula: "conhecedora dos saberes ancestrais", exatamente como as mulheres de sua família, suas antecessoras.

Sua casa foi se transformando em uma espécie de santuário onde as sementes brotam, ela brinca, interage com os netos, grava vídeos, faz lives, recebe amigos , costura, borda, lê e escreve, recebe visitas. Talvez um dia esse espaço físico vire um centro cultural.

Sonhar sem fazer muitos planos é sua prática de vida. Não acreditaram que ela poderia estudar, publicar, encantar leitores, conquistar admiradores e ouvintes. Ela atravessou todas as perversidades e conquistou seu espaço.

Criou uma família, teve quatro filhos, tem netos.

Ela escreve muito desde que criança. Transformou suas memórias e lembranças do bairro onde foi criada em livro.

De novo contou por meio da palavra escrita mais uma vez sobre seus os seus e os afetos.

Costurando palavras, preparando alimentos, nutrindo amizades, valorizando as crianças, tecendo histórias, preparando café quentinho, lendo sobre mitologia africana e ancestralidade ela saboreia o espaço que aos poucos vai conquistando. Suas sementes deram fruto no seu jardim e na vida.

A colheita demorou. O período de plantio foi sofrido, árido. O reconhecimento chegou devagarinho após os 50 anos, assim como a maturidade para transformar as anotações em livros. O olhar atento, suas reflexões, a vitalidade de quem supera todo dia a enfermidade e encontra durante a caminhada motivos para não não se entregar.

Um médico, há tempos, ao invés de receitar remédios para entorpecer lhe ofertou palavras. Com a indicação dada por esse homem, ela foi buscar a si mesma ela encontrou o estudo , a leitura, como cachoeira, achou a correnteza da vida.

Saboreando as surpresas que esse mundo traz , sem aviso prévio, ela aos poucos passou a ser ouvida pelo rádio, na internet, seus textos são lidos, seus livros vendidos, sua experiência aplaudida em palestras e seus bordados ganharam as passarelas.

Viva !

Ela é potente. Sua mãe também faz a própria história. Seus filhos estão voando e seus netos são pequenos diamantes que ela pacientemente ajudará a lapidar.

Olhando para eles, alguns pequenos e outros jovens ela vislumbra o futuro e sente que cada dia DE VIDA vale muito.

Dona Jacira Roque . Instagram @donajacira

Mora na zona norte de São Paulo. É artesã, publicou dois livros, é bordadeira, palestrante, podcaster, faz deliciosas geleias e pães artesanais que derretem na boca. Café é o título do seu primeiro livro lançado e também de uma bebida que ela sabe preparar como nínguém.

Sua horta é famosa e sua comida temperada com temperos e especiarias caseiras, colhidas por ela no jardim da sua casa.

Os podcasts que ela gravou estão disponíveis nos tocadores virtuais.

No Youtube é possível encontrar vídeos de entrevistas e participações da Dona Jacira em um videoclipe, eventos e palestras.

Manuh Danorte
Enviado por Manuh Danorte em 21/06/2024
Código do texto: T8090741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.