COM A LUZ DA ESPERANÇA...

COM A LUZ DA ESPERANÇA...

Este sentimento difícil de descrever talvez seja a mola mestra de nossas vidas. Dormimos cada noite movidos pela esperança de acordar vivos e, se possível, bem de saúde. Levantamos a cada manhã com a esperança de que aquele dia "nos seja leve", com poucos problemas. Alunos esperam que as aulas não sejam chatas; seus pais também esperam que suas atividades (o)corram sem aborrecimentos.

Nos pontos de ônibus - nas cidades -- todos têm a esperança que o "coletivo" não demore e não esteja cheio demais, sem cadeiras vazias. Esperamos, em todos os momentos... uma espera "sustentada" por algum tipo de esperança ! Por isso, quando um médico "desengana" algum paciente, tal franqueza "rouba" ao doente sua maior riqueza: a ESPERANÇA ! Sem esperança não vale a pena VIVER ! Doenças terminais podem nos ajudar a "arrumar" o que nos resta de vida, porém esses dias deveriam ser aproveitados plenamente. Em geral, faz-se o inverso: nos "enterramos" na própria desgraça e o drama pessoal torna-se imenso, atingindo a todos em nossa volta.

Penso que dinheiro QUE NÃO CONSTRÓI algo no Mundo vira "papel colorido", de pouco valor até para quem muito tem ! Pior ainda se viramos ESCRAVOS dele... em tal situação será muito difícil a pessoa "avarenta" GASTAR até consigo mesma, ainda que saiba que está "com os dias contados" neste vale de lágrimas. Curiosamente, é raro alguém deixar herança para parentes próximos. Mantidos à distância pelo familiar endinheirado, quando chega a hora de partir ele (ou ela) está sózinho, tendo apenas SUA FORTUNA como "único amigo". Quem só trabalhou a vida toda raramente sabe se divertir e nem um carrão de 2 milhões de dólares lhe trará satisfação, alegria.

Nem sempre dinheiro compra saúde e muito menos ESPERANÇA... ainda que saibamos o dia real de nossa morte, quem tem Esperança pensará EM CONSTRUIR algo que beneficie muita gente e que deixará o nome do benfeitor eternizado naquele bairro ou naquela cidade. Talvez o que mais exemplifique o poder da Esperança é a vida de Nelson Mandela, 28 ANOS preso e mantendo viva a esperança de sair dali. (Virou presidente de seu país !)

Em "PAPILLON" -- filme inesquecível com Dustin Hoffman -- está uma impressionante história de superação de quem fora injustamente preso, passando por 2 presídios e findando numa ilha deserta, longe de tudo. A esperança de um dia conseguir fugir dali o manteve vivo por 10 ou 12 anos... o filme finda com "Papillon" (borboleta, em francês) dando espetacular salto para a liberdade. A LIÇÃO que nos fica é igual para todos: quem tem Esperança VIVE cada dia como se fosse o primeiro "do resto de nossas vidas". Sem ela, estamos "mortos" !

"NATO" AZEVEDO (em 19/junho 2024, 21hs)