A LEITURA NOS SALVA

 

Naquele dia, enquanto eu seguia sentado no ônibus a caminho do trabalho, meu olhar foi inevitavelmente atraído por uma cena singular: uma pessoa de pé, segurando firmemente um livro entre as mãos. Era um livro com uma capa colorida e bem gasta, visivelmente um companheiro de jornada já há algum tempo. A pessoa de cabelos longos e óculos, mantinha-se concentrada nas páginas diante dela, alheia ao balançar do ônibus e ao burburinho dos passageiros ao redor.

 

Ao observá-la, não pude deixar de refletir sobre os inúmeros benefícios que a leitura proporciona. A cada página virada, seus neurônios deviam estar em ação, formando novas conexões e fortalecendo sinapses. A ciência já nos ensina que o cérebro humano é incrivelmente plástico, capaz de remodelar-se constantemente com novos estímulos. Ler, portanto, não apenas mantém a mente ativa, mas também aprimora nossa capacidade de pensar de maneira crítica e analítica, ampliando nossos horizontes mentais.

 

Além dos benefícios cognitivos, a leitura oferece uma motivação poderosa para sonhar. Através das histórias e ideias encontradas nos livros, somos transportados para mundos imaginários, estimulando nossa criatividade e inspiração. Essa pessoa no ônibus, mergulhada em seu livro, talvez estivesse descobrindo um novo universo ou refletindo sobre questões que expandiam seus próprios sonhos e aspirações.

 

Outro impacto notável da leitura é o enriquecimento das conversas. Aqueles que cultivam o hábito da leitura tendem a ter mais assuntos para discutir com amigos e familiares. Os livros oferecem novas perspectivas, informações interessantes e temas profundos que podem transformar conversas cotidianas em diálogos enriquecedores e significativos. Essa troca de ideias não apenas fortalece os laços sociais, mas também ajuda a construir um senso de comunidade e entendimento mútuo.

 

Definitivamente, a leitura abre nossa mente e nosso olhar sobre o mundo. Ela nos permite explorar culturas diferentes, entender pontos de vista variados e desenvolver empatia por pessoas que vivem realidades distintas da nossa. Ao compartilhar histórias de vida, conhecimentos e reflexões, os leitores se tornam cidadãos mais informados e conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

 

Enquanto o ônibus continuava seu trajeto pela cidade, pensei na importância daquele livro para a pessoa desconhecida e em como ele poderia estar transformando sua jornada diária. Assim como ela, todos nós carregamos a oportunidade de explorar novos mundos e expandir nossos horizontes através da leitura. Basta abrir um livro para descobrir um universo de benefícios esperando para serem desvendados. Sim, certamente, a leitura pode nos salvar de uma vida vazia e sem sentido. 

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 21/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8090400
Classificação de conteúdo: seguro