Lar de idosos VII

Mas há momentos em que a filha respira aliviada. A mãe foi para a clínica porque caiu, quebrou o fêmur, fez cirurgia, colocou prótese e precisava de cuidado contínuo e olhar atento para que não caísse e se machucasse novamente.

Cadeira de rodas... sim, a mãe deveria usar boa parte do tempo. Cadeira de banho... sim, a mãe deveria usar sempre. Grade de proteção para a cama... sim, a mãe não poderia dormir sem a grade de jeito nenhum. Vamos lembrar que a mãe é o tipo de pessoa que não cumpre ordens de jeito nenhum. Ela iria se levantar à noite se assim o desejasse; então, justifica-se a grade: dificultar que a mãe saísse da cama e caísse. A clínica oferece atendimento de enfermagem 24 horas por dia... possui câmeras em todos os ambientes... então, a filha tinha certa segurança... ou total segurança. Até que essa será quebrada em mil pedacinhos... como mais tarde você verá/lerá aqui. Andador... sim, a mãe deveria fazer uso de pelo menos uma hora por dia...

Mas, voltemos para os motivos de respiro da filha. A clínica tem recreadora. A filha recebe vídeos da mãe pintando gravuras junto com outros residentes; a filha fica feliz (até comprou lápis de cor e levou para a clínica)... afinal a mãe é do tipo que tem dificuldade enorme de interagir - e com o passar dos anos a interação tem sido quase nula. A filha chega à clínica e a recreadora lhe diz que, na roda de conversa da manhã, a mãe falou... bem baixinho, mas falou sobre seu passado A filha está sentada na área externa conversando com a mãe, passa um dos cuidadores, faz carinho nos cabelos da mãe e a chama de Verinha (esse não é nome verdadeiro da mãe, OK? Estou respeitando a privacidade da família)... nunca ninguém chamara o nome da mãe tão carinhosamente... no diminutivo.

Estava indo tudo bem... a mãe parecia estar adaptando-se... tendo uma boa convivência com os que lá também estavam.

Tudo vai dar certo. A filha acredita ter tomado a melhor decisão pra sua mãe. Respira e começa a melhorar; diminui consideravelmente a medicação da alergia (emocional) que lhe causara feridas pelas mãos, braços, pés e pernas. As feridas somem, enfim, sem deixar marcas.

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 20/06/2024
Código do texto: T8090246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.