CHEGOU O INVERNO AO SUL DO EQUADOR

Para quem reside em cidade grande, aspectos naturais em linha geral, acabam passando despercebidos em seu cotidiano, e o melhor exemplo para essa afirmativa vem do céu, dificilmente você encontrará alguém parado prestando atenção na calota celeste

O excesso de lumens emitidos por uma metrópole inibe a poderosa luminescência emitida pelas estrelas, hoje dificilmente algum poeta urbano vai incorporar em seus versos constelações, ou mesmo estrelas, que mesmo sozinhas já tiveram seu momento de esplendor, mesmo quando erroneamente se nomeava um planeta como sendo uma estrela.

O melhor exemplo dessa incorreção é o da “ estrela Dalva, no céu desponta, e a lua anda tonta, com tamanho esplendor”, quando na realidade estamos nos referindo a Marte, que utiliza a luz de nosso astro rei, enquanto ele se põe no horizonte, que relembro, se tratar de uma estrela modesta, classificada como de quinta categoria.

Hoje vivenciaremos, queiram ou não os descrentes, o menor dia no quesito luz solar, e simultaneamente a maior noite do ano. A este fenômeno se denomina solstício, que tanto pode ser de inverno, no caso de hoje, mas também pode acontecer no do verão, em 21 de dezembro. Nesta quinta-feira (20/06), o sol nasce às 07h04 e se põe às 17h28

Para os não letrados em grego, solstício significa sol parado, o que fica até fácil de explicar. No relativo ao inverno é o ponto de maior inclinação do sol, em relação ao norte, ou seja, a partir de amanhã ele retorna a sua rota de subida até 21bde dezembro, quando novamente atingirá seu ponto vertical em relação à terra, e voltará a sua rota de declínio em relação ao norte.

Eu até hoje só não consigo entender, mesmo independente das mudanças climáticas, o porquê desse momento não coincidir com as menores temperaturas, independente de estarmos sob os efeitos de uma frente fria, que sempre vem lá do sul.

Só quandochegarem os meses de julho e agosto, que efetivamente vamos sentir a força da estação mais fria do ano.

Se você parar para pensar, também não ocorrem em dezembro as temperaturas máximas do verão, mesmo com o sol estando literalmente a pino. Normalmente nos meses de janeiro e fevereiro que seremos afetados pelas máximas de verão.

Outro aviso importante, que também vem atrelado a essa data é o de que o primeiro semestre está encerrando sua participação nesse 2024, agora, chegou o momento de vivenciar os últimos seis meses do ano.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 20/06/2024
Código do texto: T8089847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.