Navegar é impreciso

Navegar é impreciso. Essa simples afirmação, baseada na frase de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso", ecoa como um lema silencioso em nossas vidas modernas, onde cada decisão parece uma rota incerta em mares desconhecidos. Fernando Pessoa, mestre das palavras e navegante da alma, sabia bem como os caminhos do destino são tortuosos e imprevisíveis, refletindo sobre isso em suas obras com profundidade ímpar.

 

Hoje, mais do que nunca, vivemos numa era de modernidade líquida, como bem descreveu Zygmunt Bauman, onde tudo parece fluido e fugidio, e precisamos navegar nessas ondas incertas sem pontos fixos para ancorar nossas certezas. Assim como Pessoa falava das múltiplas facetas de si mesmo, navegamos entre identidades digitais, perfis sociais e papéis que desempenhamos em diferentes esferas da vida.

 

Mas essa fluidez tem seu preço. A imprecisão da navegação contemporânea não nos oferece bússolas confiáveis para guiar nossas escolhas. Em vez disso, somos confrontados com uma miríade de opções e expectativas, como marinheiros em alto mar cercados por nevoeiro. O que era seguro ontem pode ser obsoleto amanhã, e o conforto da rotina dá lugar à constante necessidade de adaptação e reinvenção.

 

Pessoa, com sua sensibilidade única, entendia que a vida é uma jornada de descobertas e desencontros, onde o rumo muitas vezes se revela apenas ao dobrar de uma esquina, ou ao sopro de um vento inesperado. "Navegar é preciso; viver não é preciso", disse o poeta, entendendo que a vida pede coragem para abraçar a incerteza e a imprecisão do caminho.

 

Em um mundo onde as fronteiras entre o virtual e o real se tornam difusas, onde a conexão humana é frequentemente substituída pela interação digital, navegamos por mares de informações contraditórias e sentimentos fragmentados. A busca por sentido se torna uma constante, e a âncora da estabilidade parece um luxo reservado aos tempos passados.

 

Contudo, talvez essa imprecisão seja nossa única certeza. Talvez a beleza da vida moderna esteja justamente na capacidade de adaptar-se, de encontrar significado no caos aparente, de navegar com destemor pelos oceanos tumultuosos da existência. Assim como Pessoa explorava seus heterônimos, cada um de nós é um protagonista multifacetado em nossa própria narrativa, buscando sentido e propósito em cada onda que enfrentamos.

 

Portanto, enquanto navegamos por esse mar de possibilidades e incertezas, lembramos das palavras sábias do poeta: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Em um mundo difícil de viver, onde a única constante é a mudança, talvez nossa verdadeira jornada seja encontrar beleza na imperfeição da navegação, na imprecisão da vida, e na coragem de viver intensamente cada momento, mesmo que o horizonte pareça distante e incerto.

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 20/06/2024
Código do texto: T8089722
Classificação de conteúdo: seguro